Decorreu no dia 7 de dezembro, no Centro Hospitalar Universitário do Algarve a cerimónia de entrega das viaturas VMER (Viatura Médica de Emergência e Reanimação) para renovação das frotas de Portimão e Albufeira.

A cerimónia que teve lugar no Auditório da Unidade Hospitalar de Portimão contou com a presença do Conselho de Administração do CHUAlgarve, das Equipas VMER da Instituição e da Direção Regional do INEM, que nas suas intervenções destacaram a importância da aquisição destas duas viaturas para reforçar a resposta aos pedidos urgentes de assistência médica e dotar o Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM) de robustez e condições adequadas ao seu normal funcionamento. Ao contrário das restantes VMER, que pertenciam ao INEM, estas 2 novas Viaturas pertencem à frota da instituição.

A cerimónia terminou com a entrega das viaturas pela Presidente do Conselho de Administração do Centro Hospitalar Universitário do Algarve, Ana Paula Gonçalves, às respetivas equipas.

Com estas novas viaturas o Centro Hospitalar Universitário do Algarve responde ao compromisso assumido de continuar a assegurar a resposta pré-hospitalar mantendo a atual taxa de operacionalização, que se situa acima dos 98%, superior à média nacional.

Estas viaturas fazem parte das 22 VMER cujos contratos de aquisição foram assinados numa cerimónia que decorreu no passado dia 9 de outubro na presença do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes e dos representantes das 21 instituições do Serviço Nacional de Saúde às quais se destinam.

A VMER é um veículo de intervenção pré-hospitalar destinado ao transporte rápido de uma equipa médica ao local onde se encontra o doente e dispondo de equipamento de Suporte Avançado de Vida. Atuam na dependência direta dos Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU).

 

Por: CM Portimão