Cine Teatro Louletano| dia 16 |16.30h

No próximo dia 16 de dezembro, às 16.30 horas tem lugar a cerimónia de entrega da 4ª edição do Prémio “Maria Veleda” 2017 ao Dr. José Mendes Bota, no Cine-Teatro Louletano, em Loulé.

O Prémio Regional «Maria Veleda» é uma iniciativa da Direção Regional de Cultura do Algarve, que se propõe destacar e reconhecer a atividade cultural de personalidades algarvias, protagonistas de intervenções para a igualdade do género, cidadania e não discriminação, preconizada no V Plano Nacional, a decorrer no período 2014-2017, pelo Sistema Integrado de Informação e Conhecimento (SIIC) .

Pioneira na luta pela educação das crianças e pelos direitos das mulheres, pelos ideais de justiça, pela liberdade, pela igualdade e pela democracia, Maria Veleda (1871-1955), pseudónimo de Maria Carolina Frederico Crispim, nasce em Faro, em 1871, tendo exercido a profissão de professora primária.

A atribuição do Prémio deste ano ao Dr. José Mendes Bota foi deliberado numa reunião no dia 20 de Outubro de 2017, pelos elementos do júri, constituído por Alexandra Rodrigues Gonçalves, Diretora Regional de Cultura do Algarve, que presidiu à reunião, Ana Paula Amendoeira, Diretora Regional de Cultura do Alentejo, António Branco, Reitor da Universidade do Algarve (UAlg), Idálio Revez, Jornalista do «Público», José Carlos Barros, Arquiteto Paisagista, Lídia Jorge, Escritora, Mirian Tavares, Professora e Investigadora, Natividade Monteiro, Professora e Investigadora e Paulo Cunha, Professor de Música.

Na reunião de avaliação do conjunto das candidaturas recebidas o Júri deliberou distinguir com o Prémio Regional “Maria Veleda” 2017, o Dr. José Mendes Bota, por reconhecer no seu percurso de vida, o excecional trabalho, nacional e internacional, desenvolvido no âmbito da cidadania, da ética, da igualdade de género, na dignificação das mulheres, na igualdade de oportunidades entre homens e mulheres, na defesa dos direitos humanos e na prevenção e criminalização da violência contra as mulheres. Todo o trabalho desenvolvido em diversos cargos no Conselho da Europa, identificam-no com o objectivo do prémio.

A cerimónia de entrega do galardão, com uma dotação de 5.000,00€, e de uma medalha comemorativa, criação e oferta da empresa NOVA CORTIÇA, irá decorrer no Cine-Teatro Louletano, na Avenida José da Costa Mealha, Loulé, no dia 16 de dezembro, pelas 16.30 horas, contando com a presença de várias individualidades.

O evento tem o apoio à produção da Associação Casa da Cultura de Loulé.

Esta cerimónia pública contemplará momentos de poesia e de música.

A Direção Regional de Cultura do Algarve convida todos os que se quiserem associar a esta cerimónia pública podendo, para o efeito, reservar lugar através do contacto telefónico da bilheteira da sala de espetáculos: 289 414 604 ou do correio eletrónico: cinereservas@cm-loule.pt

 

Por: CULTALG