O Algarve está cada vez mais estrelado. Dois restaurantes algarvios, o restaurante Vista, na Praia da Rocha, em Portimão, liderado pelo chef João Oliveira, e Gusto by Heinz Beck, localizado no Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago, acabam de ser distinguidos pela primeira vez com uma estrela Michelin.
  • Restaurantes Vista e Gusto by Heinz Beck conquistam estrela Michelin na edição de 2018 do prestigiado guia gastronómico
  • Algarve torna-se na região do país com mais estrelas

Estas são, aliás, as únicas novidades nacionais na edição do Guia Michelin 2018, anunciadas na cerimónia de apresentação do famoso guia gastronómico que decorreu esta semana no Hotel Ritz Carlton Abama, em Tenerife.

O Presidente da Região de Turismo do Algarve (RTA), Desidério Silva, já mostrou o seu contentamento pelas novas distinções que contribuem para o reforço da notoriedade da região em termos gastronómicos. “Enquanto principal destino turístico nacional, o Algarve atrai todos os anos inúmeros de visitantes que procuram, cada vez mais, experiências diferenciadoras assentes na cultura e identidades locais. É com muito gosto que felicito os chefs João Oliveira e Danielle Pirillo pela conquista destas distinções que tornam a nossa região num exemplo de excelência gastronómica”, afirma o presidente da RTA.

Foi em 2015 que o chef português João Oliveira chegou ao restaurante Vista, localizado no Bela Vista Hotel&Spa, de cinco estrelas, localizado na Praia da Rocha, em Portimão. Já o chef italiano Danielle Pirillo é quem dirige a cozinha do restaurante Gusto by Heinz Benk, no Hotel Conrad Algarve, na Quinta do Lago, em Almancil, onde é chef residente desde 2014.

Para qualquer destes dois espaços de luxo algarvios, bem conhecidos dos apreciadores da boa mesa, trata-se de uma estreia ao nível das estrelas Michelin. Para o chef João Oliveira “este é um esforço reconhecido que a equipa já merecia, mas é preciso continuar a trabalhar duro”. Já o chef Danielle Pirillo afirma que “esta conquista reflete a nossa dedicação, a paixão pela gastronomia e, claro, a vontade de fazer cada vez mais e melhor”.

Portugal tem atualmente um total de 28 estrelas Michelin atribuídas, distribuídas por 23 restaurantes. Com estes dois novos prémios, o Algarve passa a ser também a região mais medalhada do país no que respeita à gastronomia, contando já com 8 restaurantes premiados.

Mantendo as suas duas estrelas, o Algarve tem o Vila Joya (Albufeira), de Dieter Koschina, e o Ocean, de Hans Neuner, no Vila Vita (Lagoa). Com uma estrela Michelin, na região algarvia há o Bon Bon, do chef Rui Silvestre, no Carvoeiro, Henrique Leis, de Henrique Leis, e São Gabriel, de Leonel Pereira, ambos em Almancil, e ainda o Willie’s, de Willie Wurger, em Vilamoura. A estes, juntam-se agora o Vista e o Gusto.

 

Por: Emirec