24 NOVEMBRO – 18h00 – Praça 1º de Maio

As luzes decorativas vão estar acesas durante a quadra natalícia, até aos Reis e vão animar cerca de 22 arruamentos por toda o concelho, num total de mais de 400 mil lâmpadas Micro Led.

A Presidente da Câmara Municipal de Portimão, Isilda Gomes, inaugura esta sexta-feira, dia 24 de novembro, pelas 18h00, a iluminação de natal na cidade. Este momento dá o início às celebrações desta quadra festiva.

As luzes decorativas estarão acesas durante a quadra natalícia, até aos Reis e vão animar mais de 22 arruamentos por toda a cidade, num total de mais de 400 mil lâmpadas de micro leds, caracterizadas pelo baixo consumo energético.

A iluminação natalícia assinala esta época festiva, importante para o comércio local, para as atividades ao ar livre e para o espaço público. Branco, azul, prateado e dourado são as cores dominantes da iluminação natalícia, onde se destacam 22 pontos do concelho, nomeadamente, a Rotunda de Entrada em Portimão, a Rotunda do Hotel Júpiter, a Rotunda do Portimão Arena (Caldeira do Moinho), a Praça Gil Eanes, a Rua da Hortinha, a Rua Direita, o TEMPO - Teatro Municipal de Portimão, a Rua Damião Faria de Castro, a Travessa dos Caldeireiros, a Rua Diogo Tomé, o Edifício Paços do Concelho, a Ponte Velha sobre o Rio Arade, o Jardim Bívar, a Rua Vasco da Gama e a Rua do Comércio - Rua Vasco da Gama até à Avenida Infante D. Henrique. Em Alvor a iluminação decorativa abrangerá a Rotunda de Entrada da vila, a Praça da República, a Rua Dr. António José de Almeida e a entrada nos Montes de Alvor. Na Mexilhoeira Grande será no Adro da Igreja da Mexilhoeira Grande e na Figueira.

A iluminação decorativa em pontos estratégicos do centro da cidade e no concelho são uma forma também de apoio ao comércio local e às atividades económicas, trazendo mais animação às ruas, tornando-as mais atrativas, convidando mais pessoas a virem visitar o centro histórico da cidade e as freguesias.

Esta é uma iniciativa da Câmara Municipal de Portimão, que conta igualmente com o apoio da Junta de Freguesia de Portimão, sendo que, a aposta em 2017 foi no aumento de locais iluminados e no reforço os elementos decorativos, que irão conferir à cidade e ao concelho um brilho de prata sobre azul. A solução global de decoração recorre a mais de 400 mil lâmpadas Micro Led, de baixo consumo. As luzes com leds a 100% são da mais alta definição, sendo que cada Led tem um disparo de consumo de 1 para 300, o que equivalerá a cada led gastar 300 vezes menos do que uma lâmpada vulgar.

A inauguração da iluminação natalícia é a primeira das muitas ações que irão decorrer no concelho para “Viver o Natal em Portimão”. Para este ano, o município convida a comunidade a celebrar o Natal com um programa pautado por muita Animação de Rua que promete agradar miúdos e graúdos com a célebre chegada do Pai Natal. E como o Natal é para as crianças, não faltará o desfile dos Pais Natais protagonizado pelas crianças das Escolas do Município que trazem tanta alegria a esta quadra. No programa estará igualmente contemplada uma Feira de Natal na Alameda da Praça da República com artesanato e produtos regionais aliada a muita animação com o Palhaço Salsinha, com um Show de ilusionismo, com desfiles musicais que retratam os grandes clássicos da Disney e outras surpresas que serão divulgadas brevemente.

Neste Natal, o centro da cidade vai transformar-se num local onde será possível fazer compras de forma descontraída e ao ar livre e ao mesmo tempo divertir-se com toda a família numa Mercado de Natal iluminado pelo vasto programa de animação.

 

Por: CM Portimão