A MAIOR FESTA GASTRONÓMICA DE OUTONO NO ALGARVE REGRESSA COM NOVIDADES

A gastronomia volta a brilhar no próximo fim-de-semana de 24, 25 e 26 de Novembro em Aljezur com mais uma edição do Festival da Batata doce. 

A variedade de oferta gastronómica passará por 4 restaurantes 3 tasquinhas, mas também por uma reforçada oferta de street food e uma zona petisqueira na tenda exterior que abordará a batata-doce de Aljezur de forma mais “descomprometida” e leve. A tentação do Doce mantem uma presença forte e em cada esquina do festival será fácil ser tentado por uma pastelaria variada de base da batata-doce de Aljezur, por um chocolate com batata-doce, um licor, uma compota, uma aguardente, um gelado, uma bebida quente ou em absoluta novidade desta edição, umas refrescantes e saborosas cervejas artesanais de Batata-doce de Aljezur.

Esta será a novidade da edição deste ano, numa parceria entre a Cerveja Marafada produzida em Silves, no Algoz na Quinta dos Avós e a Cerveja Ale n´ Tejo produzida pela Ale n´ bic Unipessoal em Saboia, Odemira. Mais de uma centena de expositores trarão a cor, o artesanato e os produtos genuínos da região para deleite dos milhares de visitantes que são esperados neste fim-de-semana em Aljezur. Para eles estará também reservada a melhor batata-doce do Pais aquela possuidora do selo de Identificação Geográfica Protegida (IGP), garantida pela Associação de produtores de Batata-doce de Aljezur que irá ainda disponibilizar a batata assada em forno de lanha e a batata-doce frita.

A aposta e afirmação deste produto de qualidade tem sido uma das preocupações da Associação que ao longo dos últimos anos tem norteado a ação da mesma e do próprio Município. É também este momento o momento da celebração da melhor batata-doce do mundo, produto de características únicas, a variedade “Lira”. Também por isso, este certame revela-se da maior importância para o concelho e já se impôs como um grande Festival Gastronómico a nível nacional, muito visitado por todos os que procuram os diferentes sabores desta região.

A inauguração oficial do evento, que decorrerá dia 24 de novembro, pelas 18:00h e será presidida pelo Senhor Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, Eng. Miguel Freitas. Animação constante aqui poderá encontrar, salientando-se a confeção ao vivo de receitas variadas, elaboradas por conceituados chefes. Cremos serem estes motivos tentadores para uma visita à Aljezur neste fim-de-semana, visite o Festival da Batata-doce de Aljezur (Sexta e Sábado, das 12:00h às 24:00h e no Domingo, das 12:00h às 22:00h). 

 

Por: CM Aljezur