por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

Nome: Pedro Miguel Justino Coito

Ano nascimento: 2000 (15 abril)

 

 

Pedro Coito, guarda-redes do Juniores do Louletano, cumpre esta época 10 anos de federado (9 no louletano e 1, em Infantis B, no CFT Benfica Algarve). Após alguma hesitação no escalão de Traquinas e no 1º ano de Benjamins (escalões então denominados por Escolas) entre ser guarda-redes e jogador de campo (posição que desempenhava com nota positiva), Pedro Coito assumiu-se definitivamente como guarda-redes. E em boa hora o fez já que as suas qualidades muito têm sido apreciadas por clubes de maior nomeada, quer aquém quer além-fronteiras.

Com boa estampa física, imponente, Pedro Coito é dono da sua área, bastante seguro de mãos, com boa elasticidade, intuitivo na luta mano a mano com os avançados e, como bónus, joga bem com os pés (sobretudo o esquerdo), um predicado deveras importante para um guarda-redes no futebol de hoje. Daí transmitir total segurança aos restantes elementos da equipa, o que é, naturalmente, fundamental para um bom desempenho da mesma.

Manter a concentração durante todo um jogo, afigurava-se-nos com o maior “handicap” do Pedro. Hoje, com 17 anos, mais maduro e mais adulto, tem respondido presente e com extrema eficácia aos desafios que esta época lhe têm sido colocados, parecendo ter suplantado essa lacuna. É que ser Guarda-Redes dos Juniores do Louletano, em que a bola passa 70% do tempo no meio campo adversário, pode ser um convite a um certo relaxamento e desconcentração. Mas nessa armadilha não tem o Pedro caído, demonstrando ter acentuada evolução nesse aspeto ao estar permanentemente atento.

Para terminar, sabe-se que há guarda-redes muito bons mas, acima deles, ainda há os que, na linguagem futebolística, se diz que ganham pontos. São os que fazem “defesas impossíveis” e surgem “in extremis” a evitar um golo que o adversário já celebrava. Pedro Coito está, em passos seguros, a caminho desta última categoria, sendo uma das maiores mais-valias da formação do Louletano Desportos Clube.