Secretário de Estado apelou à vacinação e apresentou eVacinas.

O Secretário de Estado da Saúde, Manuel Delgado, apresentou o registo centralizado de vacinas – eVacinas –, esta quarta-feira, dia 1 de novembro, numa iniciativa para promover a vacinação contra a gripe. A apresentação decorreu no Centro de Saúde de Moscavide e contou com a participação, também, da Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e da Presidente da Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo, Rosa Valente de Matos.

Com o eVacinas, projeto inserido no Simplex, os utentes podem consultar e imprimir o Boletim de Vacinas através do Portal SNS – Área do Cidadão e da aplicação móvel MySNS Carteira – A Carteira Eletrónica da Saúde. Os profissionais podem aceder, a partir de qualquer unidade de saúde, à ficha individual de vacinação.

De seguida, Manuel Delgado e Graça Freitas visitaram a Farmácia Soares, em Sacavém, onde decorreu outra ação de sensibilização para a vacina contra a gripe.

Na ocasião, a Diretora-Geral da Saúde anunciou que cerca de meio milhão de pessoas já se vacinou contra a gripe nas instituições do Serviço Nacional de Saúde (SNS). Explicou, ainda, que as temperaturas elevadas das últimas semanas têm sido um elemento dissuasor. Conta, no entanto, com os profissionais de saúde para dinamizarem a vacinação sazonal.

A gripe pode ser prevenida eficazmente através da vacinação, que deve ser realizada até ao início de 2018.

A vacinação contra a gripe é gratuita, no SNS, para pessoas a partir dos 65 anos, residentes em instituições, doentes em diálise crónica, transplantados, pessoas com diabetes e bombeiros. Os grupos prioritários são idosos com 65 ou mais anos, doentes crónicos e imunodeprimidos, grávidas, profissionais de saúde e outros prestadores de cuidados.

 

Por: SNS