O maior evento de automóveis clássicos do sul da Europa, organizado em conjunto pelo Autódromo Internacional do Algarve e pela Race Ready de Diogo Ferrão, regressa ao Algarve entre 27 e 30 de Outubro.

Após o sucesso de 2016, a grande atracção do evento deste ano será a participação de novos campeonatos internacionais, onde se esperam cerca de 300 viaturas e 500 pilotos de mais de 25 diferentes nacionalidades.

Apostando na continuidade, o Algarve Classic Festival (ACF) espera em 2017 oferecer um espectáculo ainda mais diversificado, na presença das várias modalidades do “Historic Racing” internacional. O paddock e a pista algarvia irão tornar-se num verdadeiro “museu vivo”, onde os espectadores podem não só apreciar a beleza das “jóias de competição” do passado, mas também vê-las e ouvi-las em pista, assim como, usufruir da possibilidade de interagir com os pilotos e com as equipas que tratam das mesmas.

Uma das novidades em 2017 será o regresso dos Fórmula 1 até 1966. Os antigos monolugares da BRM, Lotus, Maserati, na altura guiados pelos destemidos Juan Manuel Fangio, Stirling Moss ou Jim Clark, estarão presentes, depois terem competido na época em Portugal, em circuitos como a Boavista e Monsanto. Outra novidade de bastante agrado do público será com certeza o regresso dos Turismos até 1966, conhecidos como U2TC, com as famosas disputas entre Cortina Lotus, Alfa Romeo GTA e os irrequietos Mini Cooper S.

Fazendo parte do habitual espectáculo, estarão também os campeonatos GT & Sports Cars Cup para Grande Turismos originais anteriores a 1965, o Iberian Historic Endurance, o Stirling Moss Trophy para sportscars anteriores a 1961 e do HTTC para Turismos Grupo A até 1986, este ano com uma prova de resistência de duas horas, além das restantes provas que compõem o programa.

Para o responsável do Autódromo Internacional do Algarve, Paulo Pinheiro: “É com enorme satisfação que o Autódromo Internacional do Algarve volta a acolher a prova que é já um marco no calendário dos Gentleman Drivers. Um evento único que prima pelo sucesso e elegância dos carros históricos, que caracterizam o fim-de-semana repleto de razões de interesse para os aficionados. Acreditamos que esta será mais um evento de excelência.”

Diogo Ferrão, o também organizador do bem-sucedido Iberian Historic Endurance, comentou: “Quando assumimos a co-organização do Algarve Classic Festival, o primeiro objectivo foi recuperar o evento e torná-lo o melhor do sul da Europa. Agora temos um novo objectivo, fazer do evento um dos cinco melhores da Europa. Temos condições ao nível de infra-estruturas e de conceito de evento, agora será necessário excedermos nos nossos esforços e trabalhar todos os pormenores para conseguir chegar a tal patamar nos próximos anos.”  

No website do evento - www.algarveclassicfestival.com - os aficionados poderão adquirir os bilhetes e ficar a conhecer mais detalhes sobre um fim-de-semana inolvidável.

 

Por: Parkalgar