O Portimonense, da I Liga, apurou-se hoje para a quarta eliminatória da Taça de Portugal de futebol, ao vencer nos penáltis o Moura, da Série H do Campeonato de Portugal, após empate 0-0 no tempo regulamentar e prolongamento.

O guarda-redes do Moura, Igor Landim, com um remate ao poste, falhou a marcação da sétima e última grande penalidade e "deu" a vitória ao Portimonense num jogo da terceira eliminatória da Taça de Portugal, disputado no Estádio Moura Atlético Clube, na cidade de Moura, no distrito de Beja, no Alentejo.

O Moura, de um escalão inferior, perdeu, mas "caiu de pé", já que esteve à altura e a uma grande penalidade de poder afastar o Portimonense e seguir em frente na Taça de Portugal.

No tempo regulamentar, a "história" do jogo ficou marcada por boas réplicas e defesas do Moura, que tentou sempre contra-atacar, sobretudo na primeira parte, e múltiplos remates do Portimonense à baliza, mas sem sucesso.

O jogo começou equilibrado, sem situações de perigo junto das balizas e com o Moura a "dar luta" e o Portimonense a ter algumas dificuldades em mostrar superioridade em campo.

Após meia hora de jogo, o Portimonense começou a aproximar-se mais vezes da baliza do Moura e, aos 31 minutos, Pires esteve muito perto de marcar o primeiro golo da partida, através de um remate rasteiro e cruzado, mas a bola não entrou.

Até ao fim da primeira parte, seguiram-se várias oportunidades de golo desperdiçadas pela equipa algarvia, como uma aos 36 minutos, quando Miguel Lopes bateu mal um livre com algum perigo para o Moura, e outra aos 45 minutos, quando Wellington, numa tirada individual, rematou de pé esquerdo, mas a bola "encalhou" na figura de Igor Landim.

Na segunda parte, o jogo começou muito disputado, com o Moura a mostrar "garra" e a tentar chegar ao golo sempre que podia e o Portimonense mais forte e a rematar mais vezes à baliza.

A melhor oportunidade de golo para o Portimonense ocorreu aos 69 minutos, quando Fabrício rematou forte à baliza do Moura, mas Igor Landim defendeu.

Quase na reta final do tempo regulamentar, o Moura começou "a perder o gás" e o Portimonense continuou "na saga" de remates à baliza sem sucesso e sem conseguir evitar o prolongamento.

No prolongamento, as equipas tentaram chegar ao golo, o Portimonense mais vezes, mas só conseguiram mais do mesmo, ou seja, vários remates à baliza sem sucesso, empurrando a decisão do jogo para as grandes penalidades.

 

Jogo no Estádio do Moura Atlético Clube, em Moura.

Moura - Portimonense, 0-0 (0-0 ap, 6-7 gp).

 

Marcadores nos desempates por grandes penalidades:

0-1, Fabrício.

1-1, Mamadi Baldé.

1-2, Pires.

2-2, Lucas Santos.

2-2, Paulinho (Igor Landim defendeu).

3-2, Bruno Jesus.

3-3, Lucas.

3-3, Walter Ferreira (Leonardo Navacchio defendeu).

3-4, Dener.

4-4, Pedro Almeida.

4-4, Ruben Fernandes (ao poste).

4-4, Rafael Santos (por cima da baliza).

4-5, Pedro Sá.

5-5, João Pinto.

5-6, Hackman.

6-6, Bruno Gomes.

6-7, Oriol Rosell.

6-7, Igor Landim (ao poste).

 

Equipas:

- Moura: Igor Landim, Bruno Jesus, Miguel Lopes (Bryan Botuly, 76), Bruno Torres (Walter Ferreira, 69), Walid Hanifi (Rafael Santos, 85), Drogba Camará, Lucas Santos, Mamadi Baldé, Bruno Gomes, Pedro Almeida e João Pinto.

(Suplentes: Gilson, Rafael Santos, Walter Ferreira, João Tavira, Ricardo Machado e Bryan Botuly).

Treinador: Rui Maside.

- Portimonense: Leonardo Navacchio, Lucas Possignolo, Ricardo Pessoa (Dener, 46), Paulinho, Pires, Hackman, Oriol Rosell, Pedro Sá, Nakajima (Fabricio, 66), Wellington (Manafá, 46) e Ruben Fernandes.

(Suplentes: Carlos, Dener, Felipe, Manafá, Gustavo, Stanley e Fabrício).

Treinador: Vítor Oliveira.

 

Árbitro: João Capela (AF Lisboa).

Ação disciplinar: Cartão amarelo para Lucas Santos (52), Dener (59), Hackman (70), Pedro Almeida (93), Rafael Santos (98) e Rúben Fernandes (104).

Assistência: Cerca de mil espetadores.

 

Por: Lusa