A Odiana encontra-se a preparar o «Roteiro dos Sabores do Baixo Guadiana».

Qualificar, valorizar e promover o património de saberes ancestrais e sabores tão ricos é a missão deste mostruário agroalimentar, centrado sobretudo nas potencialidades das Baixas Densidades. Paralelamente a meta é gerar turismo associado a este nicho de mercado.

Trata-se de mais uma ação promocional do projeto «Choose our Food». O conceito é o desenvolvimento de um Roteiro gastronómico que contemple os produtos mais característicos, associados a receitas, estimulando não apenas o conhecimento, mas a oferta, tanto ao nível de produtores tradicionais, como de restauração. Pretende-se ainda que este Roteiro atue, para além da promoção dos recursos e produtos regionais, na sensibilização da comunidade para a utilização dos mesmos, de modo a fomentar o consumo de produtos locais. Falamos de produtos ligados sobretudo às produções locais agrícolas, às tradições seculares e aos recursos autóctones. Desde as carnes, o peixe, o marisco, frutos secos e muitos outros. A meta final é, efetivamente, «Choose our Food», parafraseando, «Escolha a nossa Comida, Escolha os nossos Produtos», os produtos do Baixo Guadiana…

O Roteiro já tem conteúdos produzidos e está em fase de captação fotográfica no terreno, estimando-se que o mesmo possa estar disponível até ao final do ano. Esta publicação vem de encontro à grande missão da ODIANA, de alavancar o desenvolvimento sustentável do território, qualificar, valorizar e promover os recursos mais identitários que congregam um manancial de oportunidades ligadas à dinamização local e turística.

Recorde que o objetivo do projeto «Choose our Food» é maximizar o potencial dos recursos naturais e produtos regionais do território de Baixa Densidade do Baixo Guadiana. O projeto promove ações que instiguem a competitividade e reforcem a cooperação empresarial nos setores do turismo e agroalimentar, tendo em vista a qualificação e promoção de produtos tradicionais regionais em novos mercados. O projeto «Choose our Food» é promovido pela Odiana e surge através de candidatura ao SIAC (Sistema de Apoio a Ações Coletivas), PO CRESC Algarve 2020 – Qualificação – Baixa Densidade cofinanciado pelo Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

 

Por: Odiana