No próximo dia 13 de outubro, às 10:13 horas, realiza-se o exercício nacional «A TERRA TREME».

Este é um exercício público que visa sensibilizar e capacitar cada um de nós para saber o que fazer em caso de sismo. Trata-se de 3 gestos simples, que podem fazer a diferença entre a vida e a morte!

O exercício, promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, entidade à qual o Serviço de Proteção Civil e Bombeiros de Faro se associa, é inspirado numa iniciativa análoga norte-americana – o ShakeOut.  

A TERRA TREME tem a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas e privadas) executam os 3 gestos de autoproteção: BAIXAR – PROTEGER – AGUARDAR.

Este exercício é um ato de cidadania que reclama o nosso empenhamento, pois cidadãos mais bem informados e empenhados na sua própria proteção e segurança contribuem para uma sociedade mais resiliente e preparada para enfrentar o risco sísmico. É importante que cada um de nós se envolva na promoção e assuma a causa do fortalecimento da cultura de proteção e segurança, pois, como bem testemunhámos pelo evento sísmico ocorrido há dias no México, nenhuma nação ou sociedade está livre deste perigo.

Mais informações relativas ao exercício podem ser consultadas em http://www.aterratreme.pt/ sendo que estão disponíveis para download diversos recursos para divulgação, nomeadamente um flyer com medidas de autoproteção podem ser acedidos em http://www.aterratreme.pt/recursos/ outros elementos podem ser obtidos em https://drive.google.com/drive/folders/0B4g7dJhzv4WTcW9KbDZNU3lNTkE

Apela-se ainda a que os participantes se registem em http://www.aterratreme.pt/como-participar/  

Recorda-se finalmente que no dia 13 de outubro se assinala também o Dia Internacional de Redução das Catástrofes, que este ano tem como tema central “Home Safe Home: Reducing Exposure, Reducing Displacement”,sendo que mais informação pode ser consultada em http://www.unisdr.org/2017/iddr/

 

Por: CM Faro