Esta sexta feira, dia 13 de outubro, Dia Internacional para a Redução de Catástrofes, às 10h13, todas as pessoas, onde quer que estejam, estão convidadas a participar no exercício nacional A Terra Treme. Qualquer cidadão pode participar, individualmente ou em grupo.

Este é um exercício público que visa sensibilizar e capacitar cada indivíduo para saber o que fazer em caso de sismo. Trata-se de 3 gestos simples, que podem fazer a diferença entre a vida e a morte.

A Terra Treme tem a duração de 1 minuto, durante o qual os participantes, individual ou coletivamente (famílias, escolas, empresas, instituições públicas e privadas) executam os 3 gestos de autoproteção: Baixar, Proteger e Aguardar.

Em caso de sismo, as pessoas devem baixar-se sobre os joelhos, posição que evita que possa cair; proteger a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos e procurar abrigar-se, nomeadamente sob uma mesa resistente; aguardar até que a terra pare de tremer.

Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil, em parceria com diversas entidades públicas e privadas, este projeto enquadra-se nos objetivos da Estratégia Internacional para a Redução de Catástrofes das Nações Unidas, pretendendo envolver as diferentes comunidades na preparação para o risco sísmico.

Para além da prática dos três gestos, no minuto definido para o exercício, A Terra Treme procura promover a discussão e a aprendizagem sobre como agir antes, durante e após um sismo.

O site www.aterratreme.pt resume a informação essencial sobre o projeto e disponibiliza vários recursos de comunicação e de apoio à sua divulgação.



Por: CM Olhão