O Município de Albufeira tem em curso um programa de oficinas terapêuticas dirigido a adultos em estádio inicial de demência.

A ação, que envolve a dinamização de atividades que promovam as capacidades cognitivas e funcionais, estimulem a autonomia e o retardar da doença, está a decorrer desde o dia 28 de setembro, no Parque Lúdico da cidade, às terças e quintas-feiras, das 14h30 às 16h30, e prolonga-se até ao próximo mês de junho.

O envelhecimento da população leva a um aumento das doenças crónicas e degenerativas que comprometem cada vez mais a qualidade de vida, nomeadamente ao nível da atenção, memória, capacidade percetiva e espacial, funções executivas e a velocidade de processamento da informação, o que dificulta o dia-a-dia dos idosos e tem consequências graves em termos de saúde pública.

Consciente da situação, o Município de Albufeira pretende dar resposta ao problema a nível local, através da realização de Oficinas Terapêuticas, que colocam ao dispor da população um conjunto de soluções que visam retardar a evolução da doença, aliviar o sofrimento psicológico e melhorar a qualidade de vida dos idosos com demência. Estimular a função cognitiva a nível individual e em grupo; promover a autonomia em atividades de vida diária, fomentar competências sociais e culturais e prevenir o isolamento, são alguns dos objetivos específicos que se pretende alcançar com a ação.

As intervenções integram Terapia de Orientação para a Realidade (reaprendizagem da informação sobre a orientação no tempo e no espaço), Terapia da Reminiscência (jogos em que os utentes falam das suas experiências passadas, de forma contida e guiada pelo terapeuta), Arte Terapia, Estimulação Cognitiva, entre outras dinâmicas que visam dar resposta às dificuldades sentidas pela população do concelho que sofre deste tipo de patologia.

 

Por: CM Albufeira