O modelo de desenvolvimento para o concelho de Monchique está identificado e é consensual, assim como as infraestruturas necessárias para melhorar as condições de vida da população e maximizar o potencial existente.

Três dos quatros candidatos à presidência da Câmara – a CDU não esteve disponível – participaram, terça-feira, 26 de Setembro, no quarto debate autárquico promovido pela ACRAL e o Canal Algarve, onde apresentaram diferentes propostas para a valorização do território e a criação de riqueza.

O turismo de natureza é comumente aceite como o principal vértice do desenvolvimento do concelho – e muito já foi conseguido com o aumento exponencial da oferta e do número de turistas: o desafio agora é fazer permanecer os visitantes no concelho.

Segundo Rui André, presidente da autarquia em exercício e recandidato ao cargo pelo PSD, durante os seus dois mandatos, o número de unidades de turismo rural aumentou de “duas para 96” e as dormidas anuais passaram de um valor “residual” para “mais de 100 mil”.  

O problema, diz Paulo Alves, candidato do PS, é continuar a haver “autocarros a ir para a Foia sem parar no centro da vila” de Monchique. Ou seja, há turistas em Monchique, a pernoitar ou de visita, mas não contribuem o suficiente para a dinamização de setores como a restauração ou o comércio.

As propostas do PS para inverter esta realidade passam por organizar um festival com música, teatro, e artes performativas, assim como uma bienal de escultura baseada no sienito nefelínico, uma pedra rara existente no concelho.

João Duarte, candidato do movimento independente «Cidadãos por Monchique», defende a criação de parques de campismo familiares, descentralizados pelo concelho e explorados pelos proprietários dos terrenos como complemento à respetiva atividade, nomeadamente a agricultura.

De acordo com o candidato independente, esta ideia traria um benefício acrescido: as famílias responsáveis pela gestão destes campos de campismo familiares tratariam dos terrenos circundantes, diminuindo os riscos de incêndio.

Rui André destacou os progressos conseguidos nos últimos 8 anos. Além do reequilíbrio financeiro da autarquia, o candidato social-democrata salienta os bons resultados alcançados pelas empresas do concelho, designadamente ao nível das exportações. ~

Entre 2013 e 2015, segundo o autarca, percentualmente, Monchique foi o concelho do país com o maior crescimento das exportações.

Investimentos considerados vitais, como por exemplo o da construção do parque empresarial do concelho, “têm os projetos aprovados e o financiamento garantido”.

Este debate pode ser visionado na íntegra em https://www.youtube.com/watch?v=yGE_0PYOhrA ou na página do Facebook da ACRAL.

 
 
Por: ACRAL