O candidato do PS à Câmara de Faro defendeu hoje a construção de um novo quartel de bombeiros e criticou o atual presidente do executivo (PSD) por não ter aproveitado a oportunidade de construir uma nova estrutura em 2016.

"Houve um processo de candidatura colocado pelo Ministério da Administração Interna à disposição dos bombeiros em Faro e a candidatura não foi apresentada, ficou parada", sublinhou António Eusébio, em declarações à Lusa.

O candidato socialista criticou o atual executivo, liderado há quatro anos por Rogério Bacalhau (candidato pela coligação PSD/CDS-PP/PPM/MPT), por, em 2016, não ter aproveitado a oportunidade de construir um novo quartel de bombeiros com o apoio de fundos comunitários até 85%.

"Deve ser uma estrutura que responda às necessidades atuais do concelho e da capital", disse à agência Lusa, justificando a medida com a falta de condições dos dois quartéis situados na cidade, um mais na periferia e outro paredes meias com a doca de recreio e a zona histórica da cidade.

O quartel dos sapadores bombeiros, situado na zona da Penha, junto à saída para Olhão, necessita de uma "grande reabilitação", face a "carências" ao nível da funcionalidade, enquanto o quartel dos bombeiros voluntários, localizado na baixa da cidade, "não tem mesmo condições", assegurou, relatando que "os veículos ficam na rua e tudo o resto está como estava há muitas décadas".

Questionado pela agência Lusa, o candidato socialista escusou-se, porém, a adiantar pormenores sobre a localização de um novo quartel e a conciliação entre sapadores e voluntários, salientando que a "melhor solução" para essas matérias deverá ser definida pelas duas corporações, em conjunto com a autarquia.

O cabeça de lista do PS defendeu também a "requalificação profissional" do corpo de sapadores, que passa pelo aumento dos vencimentos, para atrair mais pessoas para um quadro de pessoal que está a envelhecer.

"Grande parte destes bombeiros sapadores estão a chegar a uma idade mais avançada - idades superiores a 40, 50 e mais anos - e, portanto, em breve, se não se resolve essa situação, acabamos por ter dificuldade em manter o quadro necessário à corporação", afirmou.

A aquisição de veículos de desencarceramento e de combate a incêndios urbanos e de uma embarcação de socorro para as ilhas-barreira, e a colocação de bocas-de-incêndios nos núcleos habitacionais da Culatra e da praia de Faro são outras das promessas do socialista.

Os candidatos à Câmara de Faro são, além de António Eusébio e Rogério Bacalhau, Paulo Baptista (PAN), António Mendonça (CDU), Maria Eugénia Taveira (BE) e Humberto Correia (independente).

 

Por: Lusa