O Município de Alcoutim e a MEO – Serviços de Comunicações e Multimédia, S.A. assinaram no dia 30 de agosto, um protocolo que gera benefícios de cobertura de rede de fibra ótica para a população do concelho de Alcoutim.

As duas entidades comprometem-se a levar a cabo esforços no sentido de aumentar a cobertura de fibra ótica ao longo do concelho de Alcoutim, beneficiando as populações e empresas, tornando o município tecnologicamente mais qualificado.

Com este protocolo, a MEO, compromete-se a, sempre que viável, facultar acesso às suas condutas para que o município possa desenvolver projetos de interligação em fibra ótica dos edifícios municipais ou de outros projetos de interesse público, por sua vez, o Município de Alcoutim permitira, sempre que viável, o acesso às suas condutas, reforçando o desenvolvimento da rede MEO ao longo de todo concelho.

Com a migração de tecnologias de rede para protocolos de maior velocidade, assistiu-se à difusão generalizada do uso de fibras óticas para aplicações de rede local. Ao dotar-se os edifícios com tecnologia de fibra ótica abrem-se portas para uma oferta de serviços de comunicações eletrónicas.

A tecnologia de fibra ótica potencia a qualidade dos serviços de telecomunicações, resultantes da procura por cada vez maiores larguras de banda, de forma a dar uma resposta às necessidades de operabilidade e de inovação de serviços aos consumidores domésticos e empresariais.

 

Por: CM Alcoutim