Integrada no programa da V Feira da Dieta Mediterrânica decorre, no dia 08 de setembro, pelas 10h00, uma visita às Coleções de Fruteiras, no Centro de Experimentação Agrária de Tavira (CEAT), sob a orientação dos técnicos da Direção Regional de Agricultura e Pescas do Algarve (DRAP Algarve).

Estas coleções, consideradas únicas no país, são o resultado do trabalho desenvolvimento pela DRAP Algarve, entre 2011 e 2015, no âmbito de projetos apoiados pelo Programa de Desenvolvimento Rural (Proder): FRUTALG – “Prospeção, Recolha, Conservação e Caraterização de Variedades Tradicionais de Fruteiras Algarvias com Interesse para a Agricultura” e SULCASTAS – “Prospeção e Caraterização da Variabilidade Genérica de Castas de Videiras Autóctones nas Regiões do Alentejo e Algarve”.

Os projetos iniciaram com a prospeção e recolha de material vegetal de citrinos, alfarrobeiras, amendoeiras, figueiras, nespereiras, romãzeiras e macieiras (Pero de Monchique) e posterior instalação dessas variedades tradicionais nas coleções. O objetivo consiste em avaliar as suas potencialidades, selecionar e proporcionar material vegetativo a viveiristas autorizados para futura multiplicação e utilização por parte do setor produtivo.

Já o SULCASTAS teve como finalidade, numa primeira fase, descobrir e preservar diversas castas de uvas em vias de extinção e plantá-las em coleções de âmbito regional e nacional. Num segundo momento prevê-se a caraterização do material plantado, a sua avaliação e a realização de estudos de microvinificação, os quais poderão originar a sua produção.

 

Por: CM Tavira