Inscrições a partir do dia 4 de setembro

É de baixo da égide da Candidatura de Portimão a Cidade Europeia 2019, com o slogan “Mais Desporto para Todos”, que este ano o Município de Portimão retoma, no início de setembro, os diversos projetos municipais.

Com uma oferta diversificada, que inclui ginástica de manutenção e adaptada, modalidades de ginásio, ténis, natação, hidroginástica, hidroterapia, ballet, dança contemporânea, futebol, andebol, marcha e corrida, o município pretende promover a saúde através da prática desportiva, incentivando os cidadãos a integrar os diversos programas, destinados a grupos etários diferenciados, adquirindo desta forma estilos de vida mais saudáveis.

Programa Exercício e Saúde

Desenvolvido para a população residente com mais de 45 anos e em colaboração com algumas instituições do concelho o Projeto Exercício e Saúde decorre no Pavilhão Gimnodesportivo e tem início a 2 de outubro. As inscrições para este programa, que abrange atividades de ginástica e condição física adaptada, marcha e corrida, olimpíadas seniores e outros convívios, iniciam-se a 11 de setembro.

Um dos aspetos positivos para os participantes deste programa é a realização da avaliação da condição física dos participantes, que permite com segurança e rigor ajustar a modalidade a praticar e a respetiva tipologia das sessões. Através do Gabinete de Avaliação e Prescrição de Atividade Física, a funcionar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão em colaboração com o Centro de Saúde de Portimão é possível efetuar o registo da evolução dos níveis de resistência cardiorrespiratória e muscular, flexibilidade, equilíbrio e composição corporal.

Portimão Gym

O Portimão Gym é um programa que abrange algumas modalidades habitualmente praticadas em ginásios, com diferentes níveis e destinadas a pessoas com mais de 16 anos, o mesmo dispõe de aulas de yoga, pilates, hipopressivos, zumba, localizada e fitpower. Para crianças dos 4 aos 12 anos tem disponíveis aulas de Pop Dance. 

Ballet e dança contemporânea

As Classes Municipais de Ballet e Dança Contemporânea têm lugar no Pavilhão Gimnodesportivo de Portimão de segunda a sexta-feira, em diferentes horários, e estão divididas em ballet iniciação, infantil, elementar, intermédio, avançado e fitness, uma classe que não havia anteriormente, destinada a maiores de 16 anos. No que diz respeito à Dança Contemporânea realiza-se às segundas, terças e quintas, e as inscrições têm lugar a partir do dia 4 de setembro.

Marcha & Corrida

O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Portimão, inaugurado há cinco anos, encontra-se aberto a pessoas de todas as idades e funciona às terças e quintas, das 18h00 às 19h30, devendo os interessados telefonar para o 282 470 814 ou para o email desporto@cm-portimao.pt.

Este Centro integra o Programa Nacional de Marcha e Corrida, iniciativa conjunta do Instituto Português do Desporto e da Juventude, Federação Portuguesa de Atletismo e Faculdade de Desporto da Universidade do Porto, que visa a promoção da prática da marcha e corrida, com uma forte preocupação em estimular hábitos de vida saudáveis, com o adequado enquadramento técnico.

Natação, Hidroginástica, Hidroterapia, Ginástica, Manutenção, Futebol, Ténis

Nos Complexos Desportivos de Alvor e Mexilhoeira Grande são várias as modalidades disponíveis. O complexo da Mexilhoeira, localizado numa zona tranquila, permite-lhe desfrutar de uma magnífica paisagem ao mesmo tempo que participa nas aulas de hidroterapia, natação, hidroginástica ou pilates. Aqui pode respirar ar puro enquanto joga futebol e definitivamente melhorar a sua qualidade de vida.

 

Para mais informações: cdmexilhoeiragrande@cm-portimao.pt, 282 960 000 ou 927 246 321.

No complexo de Alvor encontra uma piscina coberta com seis pistas, dois campos de ténis em piso sintético e um polidesportivo. Para além das aulas poderá fazer a reserva dos campos de ténis para praticar a modalidade com os amigos ou família. A piscina além de permitir uma ocupação livre, permite ainda a integração em classes de aprendizagem ou desenvolvimento da natação. A hidroginástica, a hidroterapia e a classe de pais e filhos são outras das opções.

Para mais informações: cdalvor@cm-portimao.pt, 282 457 841


Em ambos os complexos desportivos poderá usufruir das seguintes reduções:

Pagamento anual = 10%; Portador de cartão jovem, passaporte sénior ou cartão municipal de pessoa com deficiência = 20%; 2 ou mais filhos até aos 16 anos = 50%; Titulares de rendimentos inferiores ao rendimento mensal garantido = 80%.

 

Em http://www.vivaportimao.pt/images/2017/Ago/Brochura-SITE---188E-17_DESP_-Gimnodesportivo-poca-Desp-2017-19.pdf pode consultar o programa completo das atividades do Pavilhão Gimnodesportivo e para quaisquer informações relacionadas com a oferta dos outros projetos municipais, contactar a Divisão de Desporto através do 282 470 813 ou desporto@cm-portimao.pt.

 

Toda a oferta desportiva existente no município de Portimão poderá ser consultada em http://www.cm-portimao.pt/index.php/icons/desporto/oferta-desportiva

 

Por: CM Portimão