A vila de Monchique volta a acolher, nos próximos dias 1, 2 e 3 de setembro, mais uma ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique.

Este evento, que vai já na sua vigésima terceira edição, chama ao Largo dos Chorões, no centro da vila, mais um conjunto diversificado de belas peças de artesanato produzidas pelo saber ancestral das mãos serranas e que ainda hoje definem a expressão singular da identidade e da memória afetiva monchiquenses.  

A ARTECHIQUE é uma feira de rua para todos os gostos e idades que este ano conta com a presença de 23 artesãos, 3 produtores de enchidos, 5 doceiras, 3 produtores de aguardente de medronho e melosa, 1 padaria, 1 melaria, 2 bares e 2 tasquinhas de petiscos. Estão ainda envolvidas 6 associações locais que incluem clubes desportivos e culturais, clubes de caçadores, associações de apoio social, escuteiros e Associação das Guias de Portugal, as quais têm a seu cargo a dinamização de bares, jogos tradicionais, desportivos e eventos de cariz social.

Assim, para além, das já famosas cadeiras de tesoura, cestaria e trabalhos em verga, colheres de pau, bolsinhas de retalhos, bonecas de trapo, rendas antigas, enchidos, doçaria, compotas e doces caseiros, mel e medronho, entre outros, vai ser possível, uma vez mais, dar a conhecer aos visitantes novos produtos e novos conceitos de artesanato e gastronomia onde a identidade da tradição se alia à autenticidade da inovação.

Podem também ser visitadas duas exposições de trabalhos, realizados ao longo do ano, pelas participantes dos atelieres de bordados e de “coseduras” dinamizados pela Junta de Freguesia.  

O programa da feira contempla ainda um conjunto de atividades de animação e recreação dos quais destacamos o sempre disputado torneio de “3 setes”, o torneio de petanca, jogos tradicionais e o já habitual Encontro de Acordeonistas, no último dia de feira (3 de setembro), pelas 16h00. A programação inclui ainda a realização do jogo do burro, a também já habitual caminhada solidária, dedicada a apoiar quem mais necessita, e uma aula de zumba aberta à população, para além da tradicional animação de rua e espetáculos musicais à noite.

A XXIII ARTECHIQUE – Feira de Artesanato e Sabores de Monchique é uma organização da Junta de Freguesia de Monchique que conta com a colaboração do Município de Monchique e das associações locais. Pode ser visitada das 10 e às 23 horas, nos dias 1 e 2 de setembro, e das 10 e às 20 horas, no dia 3.

 

Por: JF Monchique