Estão publicadas no portal da Direção-Geral da Administração Escolar as listas de professores contratados para o ano letivo 2017/2018. Estes docentes sabem a partir de hoje, cerca de uma semana antes do que aconteceu nos anos anteriores, quais as escolas onde ficaram colocados.
Num ano em que tiveram lugar o concurso interno, o concurso externo, a mobilidade interna e o concurso de vinculação extraordinária, houve uma antecipação sem precedentes da publicação das listas definitivas de colocação de professores.
A antecipação da divulgação destas listas é uma ambição reiterada de professores, educadores, diretores de escolas e restante comunidade educativa que este ano se concretiza, garantindo a colocação atempada no início do ano letivo e permitindo que estes docentes disponham de mais tempo entre o momento em que conhecem a colocação e a sua apresentação na respetiva escola. 
No ano em que vincularam mais de três mil docentes, que passaram de contratados para efetivos, os horários indicados pelas escolas foram, na sua grande maioria, preenchidos por estes professores. Dos quase 14.000 horários anuais e completos pedidos pelas escolas, mais de 2.300 foram ocupados por professores contratados e os restantes por professores do quadro. Para tal contribuiu significativamente a vinculação extraordinária promovida pelo Ministério da Educação.
Esta é a demonstração inequívoca do efetivo combate à precariedade do corpo docente.
 
  
Os horários incompletos e as demais necessidades que possam entretanto surgir serão preenchidos na primeira reserva de recrutamento, que ocorrerá ainda antes do início do ano letivo. Desta forma, evitam-se potenciais ultrapassagens na lista de graduação, nomeadamente através do recurso a aditamentos, conforme preocupação manifestada pelas estruturas sindicais e pelas estruturas representativas dos professores contratados.
A preparação do ano letivo 2017/2018 decorre com normalidade.

 
Por: Ministério da Educação