No passado sábado dia doze de Agosto, a Câmara Municipal de Loulé em colaboração com o Club BTT Terra de Loulé, organizaram mais uma edição do emblemático passeio de BTT TransAlgibre, uma homenagem ao professor Arménio Fernandes o grande impulsionador do BTT na região e o mentor do percurso que segue a ribeira de Algibre.

Este ano a data do passeio foi adiada para Agosto motivada pela realização do Campeonato Nacional de Maratonas BTT em Loulé no fim-de-semana da data habitual do passeio o feriado dia 10 de Junho.

A meio da manhã elementos da direção do clube, atletas e representante do Município depositaram no cemitério de Loulé  uma coroa de flores em memória do Professor Arménio Fernandes.

Este ano o percurso voltou a ser realizado no sentido inverso (inicio em Vilamoura e o final no Parque Municipal em Loulé), a alteração da data para Agosto onde muito calor se faz sentir levou a organização a optar por fazer o passeio ao fim do dia, pelas 19h00, proporcionando uma experiência diferente dos anos anteriores.

O percurso com perto de 60km teve inicio junto ao acesso a Praia da Falésia, minutos antes da partida  foi dado o "briefing" a explicar o tipo de marcações e alguns locais a ter em conta, pois é necessário atravessar algumas estradas ao longo do percurso que é sempre ligeiramente a subir tendo como ponto de passagem mais alto em  Clareanes a 320m altitude.

Houve três zonas de abastecimento ao longo do percurso, o primeiro na Fonte de Paderne, o segundo em Algibre e o terceiro na Fonte Filipe. No final, no Parque Municipal de Loulé, foi servido a ceia aos participantes composto por porco no espeto e sardinha assada, com muito convívio o que levou muitos a ficar no local pela noite dentro.

 

Por: BTT Terras de Loulé