No dia 20 de agosto, Albufeira comemora o Dia do Município. O feriado municipal vai ser assinalado com um programa de três dias, que inclui uma sessão solene, eventos desportivos, a visita a obras dedicadas ao concelho e a tão aguardada apresentação do Programa de Fim de Ano. As comemorações continuam noite dentro com o tradicional concerto à beira mar, este ano com a fadista Ana Moura. A noite encerra com uma sessão de fogo-de-artifício na Praia dos Pescadores.

O Município de Albufeira prepara-se para comemorar o seu feriado municipal, data que simboliza a entrega da Carta de Foral, em 1504, pelo rei D. Manuel I. Este ano, o programa volta a começar mais cedo, no dia 18, com uma Sessão Solene dirigida aos deputados da Assembleia Municipal de Albufeira, que serão alvo de uma homenagem no âmbito do mandato que compreende as Comemorações dos 40 Anos do Poder Local Democrático. A homenagem terá início às 17h00 no Auditório Municipal. Até à presente data e desde o 25 de Abril, Albufeira contou com 148 deputados.

No dia 19, sábado, realiza-se a “12.ª Prova de Mar de Albufeira”, que terá lugar na Praia dos Pescadores, às 11h30. Trata-se de uma organização do Futebol Clube de Ferreiras que conta com ao apoio da Câmara Municipal de Albufeira, da Associação de Natação do Algarve, Junta de Freguesia de Albufeira e Olhos de Água, Marina Yatch Club e Surf Clube de Albufeira.

No dia 20, Dia do Município de Albufeira, as cerimónias oficiais têm início às 9h30, com o tradicional Hastear das Bandeiras, junto aos Paços do Concelho, ao som do Hino Nacional interpretado pela Banda da Sociedade Musical e Recreio Popular de Paderne. A Guarda de Honra será feita pelos Bombeiros Voluntários e a Fanfarra desfilará pelas ruas da cidade.

Pelas 10h30 será inaugurado o Moinho do Cerro do Malpique, alvo de uma intervenção com o objetivo de recuperar este elemento marcante na imagem de Albufeira, que possui uma localização privilegiada, sendo avistado por quem entra na cidade pela sua estrada principal.

A encerrar o programa da manhã está agendada uma visita à obra de beneficiação do Parque Verde Urbano na Entrada Principal da Cidade, onde foi construído um novo espaço com parque infantil, equipamento multigeracional e de crossfit, praça central com bancos, e foram ainda plantadas 155 espécies arbóreas.

Às 18h00, será apresentado o Programa de Fim de Ano, no hotel Alísios. Aproveitando a elevada ocupação turística da região, a Câmara Municipal e a APAL – Agência de Promoção de Albufeira procuraram unir esforços para fechar a programação do evento o mais cedo possível, correspondendo assim às solicitações dos empresários, que têm agora mais tempo para promover o cartaz do Réveillon 2017/2018.

À noite, pelas 22h30, Ana Moura subirá ao palco da Praça dos Pescadores para um espetáculo único e emotivo. A artista é uma das fadistas portuguesas da atualidade com mais sucesso a nível nacional e internacional. Com um disco lançado no final de novembro do ano passado, ‘Moura’, a cantora vem a Albufeira interpretar os novos temas, sem esquecer os grandes êxitos conhecidos por todos os portugueses.

 

Por: CM Albufeira