As férias tendem a ser um período propício à exposição solar excessiva e os cuidados com a pele acabam, muitas vezes, por ser descurados. O dermatologista Joaquim Cabrita, da Clínica Lusíadas Faro e do Hospital Lusíadas Albufeira, explica quais os cuidados a ter antes, durante e após a exposição ao sol.

“Os filtros solares demoram cerca de meia hora a atuar; logo se a aplicação for feita aquando da chegada à praia ou à piscina, a nossa pele fica exposta ao sol sem qualquer proteção durante esse período. A aplicação do protetor solar deve ser sempre feita antes de sair de casa para minimizar o impacto causado, uma vez que a exposição solar já é, por si só, perigosa e um acelerador do envelhecimento da pele”, explica o dermatologista.

O médico realça ainda que “a melhoria do estado de hidratação da pele é conseguida pela aplicação de tópicos com capacidade hidratante e emoliente. A incorporação de antioxidantes nestes produtos é também importante para neutralizar alguns efeitos negativos do sol na pele”.

Durante o período de exposição ao sol, para além da reaplicação do protetor solar de 2 em 2 horas, o médico deixa também outros conselhos: “apanhar sol com moderação nos primeiros dias de praia, manter-se à sombra nas horas de maior risco (entre as 11h30 e as 16h30), usar óculos escuros e chapéus de abas largas, utilizar batom hidratante e evitar deixar o creme protetor ao calor e ao sol, uma vez que a temperatura ajuda à degradação desses produtos”.

“Evitar os banhos quentes, mantendo a água à temperatura ambiente ou fria, é muito importante para arrefecer a temperatura corporal após a exposição solar”, aconselha Joaquim Cabrita, reforçando ainda que “é muito importante o consumo de frutas e legumes”. De acordo com o médico, “uma alimentação rica em antioxidantes ajuda a diminuir a degradação do colagénio, importante para preservar a estrutura da pele”.

 

Por: LPM