A jovem e valiosa dupla constituída por Filipe Santos e Tiago Sá, representantes do CD Póvoa, foi a grande vencedora da 4ª etapa do Campeonato Nacional de Futevólei 2017.

A cidade de Quarteira, voltou mais uma vez a acolher um grande espetáculo desportivo, em prova a contar para a 12ª edição do Campeonato Nacional de Futevólei, a principal prova do panorama nacional.

Foram 13 as equipas, nomeadamente 26 atletas, que evoluíram ao longo dos dois dias de prova (5 e 6 de agosto), no areal da Praia da Rosa Branca, com registo mais uma vez para a presença de equipas de todo o continente e ilha da Madeira.

O evento teve o seu início no sábado (5 agosto), pelas 10h00, com as equipas a evoluírem e a discutir o apuramento divididas em quatro grupos. Numa primeira fase as duplas menos cotadas no ranking discutiram o acesso ao Qualifying. As restantes duplas mais cotadas iniciaram a sua participação seguidamente. Já com as 4 primeiras duplas apuradas para os Quartos-de-final, a tarde e o primeiro dia de prova fecharam com um Qualifying para apurar as restantes 4 duplas.

O segundo e derradeiro dia da etapa, domingo, 6 de agosto, teve o seu início pelas 14h45, com 8 equipas a medir forças nos Quartos-de-Final. Em resultado dos jogos em agenda apuraram-se para as Meias-Finais as duplas Filipe Santos/Tiago Sá (CD Póvoa), Tiago Maio/Nuno Marques (CD Póvoa), Luís Pinto/Ruben Santos (Quinta dos Lombos) e Miguel Pita/Calita (UD Messinense).

Em resultado dos 2 jogos correspondentes às Meias-Finais, Filipe Santos/Tiago Sá venceram em 2 sets sem resposta, já a dupla Luís Pinto/Ruben Santos teve de suar e bastante para vencer na ‘negra’ e chegar assim à final.

Em clima de festa e de grande animação, chegou-se à discussão da grande Final da etapa. O equilíbrio foi a nota dominante no jogo de todas as decisões, sobretudo no 1º set, com alternância constante no marcador, e com o público e as emoções ao rubro, acabando Filipe Santos e Tiago Sá por fechar o marcador na frente por 19x17. Sem margem para novo deslize Miguel Pita e Calita iniciaram o 2º set tentando impor o seu jogo, contudo a melhor frescura física do adversário e um melhor equilíbrio nas suas ações deitaram por terra todas as aspirações e com nova vitória no 2º set por claros 18x13, Filipe Santos e Tiago Sá fecharam desta forma a sua participação com a vitória na 4ª etapa.

O campeonato prossegue no fim-de-semana de 19 e 20 agosto na cidade de Santo Tirso, essa que será a derradeira etapa antes da grande final. 

Numa organização da Associação Quarteira Beach Sports com a supervisão da Federação Nacional de Futevólei, o evento teve como principais entidades apoiantes a Câmara Municipal de Loulé, Junta de Freguesia de Quarteira, Jornal A Bola, A Bola TV, assim como outros parceiros locais.

 

Por: Federação Nacional de Futevólei