Decorre, de 12 a 19 de agosto, a Semana da Juventude de Monchique, organizada pela Câmara Municipal.

Concertos, espetáculos, passeio de BTT, desporto, oficinas, workshops e animações diversas fazem parte do programa que promete encher estes dias de animação.

São diversas propostas, todas com participação e entrada livre, para ver, experimentar e usufruir!

A Semana da Juventude inicia com a Revista à Portuguesa pelo Boa Esperança.

Já com mais de 50 anos de tradição, tem crescido e evoluído ao longo destes anos, transformando uma comédia local, inicialmente intitulada Revista de Carnaval, num grande espetáculo de sucesso nacional. “Thô Xaringade e Mal Pague” é o mote para esta edição, que terá lugar às 21h30 do dia 12 de agosto, no Parque de S. Sebastião.

O dia 13 é preenchido pela Performance “Entremundos”.

Abordando as culturas tradicionais dos Gigantes das Formas Animadas, Entremundos é uma performance deambulante de Marionetas de grande dimensão, que cruzando técnicas de construção e manipulação contemporâneas, convida a redescobrir e relembrar as perspectivas, formas e dimensões da visão de uma criança. Terá lugar às 21h30 o Largo dos Chorões.

No dia 14 realiza-se, às 15h30, no Largo em frente ao Espaço Jovem, a Oficina de Bijutaria Criativa com materiais naturais.

Conchas, sementes, penas, missangas de vidro, missangas de madeira, fio encerado, pedras semipreciosas, arame de alpaca, linha de algodão, entre outros materiais estão na base desta oficina. Inscrições até dia 10 de agosto.

Às 18h00 realiza-se, na Galeria de Sto. António, a viagem sonora “Por sons nunca antes navegados”, que aborda diversos timbres e intensidades propostas por instrumentos de todo o mundo. Descobrir e Re descobrir as sonoridades do planeta de olhos vendados e embarcar numa “nau” onde o itinerário pode ser delineado por um percutir de um tambor do Senegalês ou pelo dedilhar de uma tampura da Indiana.

O dia 15 é marcado pela Oficina de Dança e Percussão da Costa Ocidental Africana que inicia às 11h00 no Parque da Vila.

Esta oficina foca duas modalidades culturais da África Ocidental: a dança e a percussão. Estes conhecimentos encontram a sua origem em países como Senegal, Guinés, Mali, Burkina-Faso, Costa de Marfim, Ghana e Togo.

Os participantes nesta oficina terão a oportunidade de integrar o Concerto dos Terrakota, às 21h30 e fazer parte deste espetáculo.

Às 21h30, no Parque de S. Sebastião sobem, então, ao palco os Terrakota, para o primeiro concerto da semana.

Depois de lançar o seu sexto álbum "Oxalá" em outubro de 2016 e o terceiro videoclipe desse álbum, o poderoso "Insecurity Social" da Afrobeat, em março deste ano, os Terrakota mantêm o ritmo com um show ao vivo completamente renovado que ainda inclui alguns Kota-classics.

Uma fusão surpreendente de música de raízes da África, América Latina, Brasil, mundo árabe, Índia e além. Uma descarga poderosa de grooves ferventes, um expresso musical transcontinental, um grito para o mundo mudar o curso, uma celebração da liberdade!

Dia 16, uma proposta para percorrer os caminhos e trilhos na periferia da vila ao luar e participar no BTT “Monchique ao Luar”, uma organização do Clube BTT Monchique.

Segue-se, no dia 17 de agosto, o Atelier de Teatro de Sombras, cujo objetivo é estimular a criatividade e a imaginação através da construção de uma história e dos seus personagens, com vários tipos de materiais, culimando com uma apresentação no final da sessão.

Especialmente dirigido a crianças e jovens dos 5 aos 14 anos, este atelier realiza-se às 15h30 na Galeria de Sto. António. Inscrições até ao dia 10 de agosto.

Às 16h00, nas Piscinas Municipais, o "BMX WATER JUMP Summer Session 2017”, um "clássico" da Semana da Juventude, que garante sempre casa cheia e que promete uma tarde repleta de adrenalina e emoção.

No dia 18 os HMB fazem as honras da casa.
132 concertos depois do inicio da Tour “Sente”, os HMB entram num novo ciclo com o lançamento do terceiro disco “MAIS”.

Em “MAIS”, o leque de influência está mais alargado do que nunca , o pop dos anos 80, as guitarras  de Lenny Kravitz, a crueza de Kendrick Lamar, a frontalidade lírica de quem não esconde nada, a presença do som de Prince e os arranjos vocais que só o Heber consegue fazer, orquestrados pela batuta dos dois alicerces inabaláveis inerente aos HMB - Soul e RnB.

Este concerto terá lugar às 22h00, no Parque de S. Sebastião.

O último dia começa com a Noveloteca, às 10h00, na Galeria de Sto. Antonio. O público participante é convidado a escolher uma meada e uma pessoa com quem dobar. Idealmente, os pares não se conhecem. É intenção juntar gerações diferentes. Em cada meada há um papel com as ‘instruções’.

Do encontro entre as duas pessoas devem nascer ideias para uma história que cada um (a pares ou individualmente) vai escrever e desenhar num pequeno livro em branco. Inscrições até dia 10 de agosto.

Segue-se, às 17h00, na Rua do Porto Fundo, um concerto para qualquer espaço e para qualquer público, amigável para crianças, perceptível para estrangeiros, espetacular para velhotes, engraçado para banqueiros.

Lav Lur quer dizer Boas Notícias em arménio. É uma chamada para nos levantarmos e mexermos, para nos sentarmos e sermos. Nasceu do encontro entre uma atriz e ilustradora portuguesa e um músico parisiense de origens arménia e americana que

partilham o sonho de serem trovadores e viajarem mundo fora levando boas notícias a todos os públicos.

Para encerrar a Semana da Juventude terá lugar às 19h00, no Largo dos Chorões o Batik, um espetáculo de dança e percussão.

Ritmos contagiantes são transmitidos pelas intensas batidas de dunduns e djembes, instrumentos de percussão tradicional, onde ninguém consegue ficar indiferente. O Yabará, o balafon, a cabaça de água e a flauta pastoril são alguns dos instrumentos utilizados para nos remeterem aos povos destas abundantes terras.

As danças elevam o espírito de quem as observa, e inspira com a sua majestosa graciosidade e contrastante peso de força a quem assiste.                 

Corpos ágeis em movimento pulsando e expressando através da orgânica dos instrumentos.

Uma combinação explosiva e emocionante que promete contagiar a todos os espectadores com ritmo, cor e melodia.

Durante toda a semana realizar-se, ainda, o Torneio WRC, outro clássico da Semana da Juventude que mobiliza muitos participantes em torno dos jogos de computador.

 

Por: CM Monchique