«A arte do latoeiro», projeto apoiado pela Câmara Municipal de Silves e que visa a reativação de um ofício praticamente extinto na região, apresenta resultados ao público, no dia 9 de agosto, em Silves durante o evento «Mercado Fora D Horas».

Esta participação integra a apresentação pública do projeto (17h30), uma exposição onde se poderão ver os novos produtos de criação contemporânea com latoaria, o documentário do projeto, assim como contactar com os latoeiros (19h00-24h00). Haverá também um workshop aberto à participação da comunidade e visitantes (gratuito mas sujeito a inscrições), uma oportunidade para pegar nas ferramentas do latoeiro e fazer um balde em miniatura (que o participante levará de recordação).

Recordamos que este projeto, promovida pelo Projeto TASA, teve início em março, com uma ação de transmissão de saberes e criação de novas soluções para a latoaria que envolveu dois mestres latoeiros de fora da região, um designer de produto, cinco aprendizes, além da equipa da Proactivetur (gestora do Projeto TASA), da Câmara Municipal de Silves e Junta de Freguesia de S. B. Messines (parceiros da iniciativa).

“A arte do latoeiro” termina em dezembro deste ano e beneficia do apoio da EDP, sendo um dos nove projetos de cultura popular portuguesa vencedores da 2ª edição do “Programa Tradições”.

 

Por: CM Silves