Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses de 2016 regista que o município de Alcoutim continua a pagar quase a pronto aos seus fornecedores. As conclusões relatam também um aumento gradual no Imposto Sobre Transação de Imóveis (IMT).

Foi apresentado no final deste mês o Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses referente ao ano de 2016, que colocou Alcoutim no topo das autarquias com melhor desempenho a nível do prazo médio de pagamento aos fornecedores.

O município regista apenas um dia na efetuação de pagamentos - pagando quase a pronto - sendo que existiu um aumento do número de municípios com prazo médio de pagamentos inferior a 90 dias (de 240 municípios em 2015, passou para 257 municípios em 2016).

No que concerne ao Imposto Sobre a Transação de Imóveis (IMT), verifica-se que nos últimos três anos tem existido um aumento gradual no que respeita ao investimento predial no concelho. Dos valores registados no ano de 2015, o valor de investimentos incrementou uma subida na ordem dos 10% em 2016.

O Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses é desenvolvido através do apoio da Ordem dos Contabilistas Certificados, em estreita colaboração com o Tribunal de Contas, o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade do Instituto do Cávado e do Ave e a Universidade do Minho. O documento apresenta a radiografia da saúde financeira dos 308 municípios que compõem o território português.

 

Por: CM Alcoutim