Luís Vicente é o Padrinho da nossa candidatura, na gala pré-finalista na categoria de Aldeias Monumento

Terá lugar, no próximo dia 13 de agosto, em Monsanto, a Gala Pré-Finalista na categoria de Aldeias Monumento, durante a qual estará em votação a candidatura de Estoi. De referir que a nossa aldeia, no passado dia 7 de abril, foi selecionada como uma das 49 pré-finalistas, entre 322 aldeias de Portugal, no quadro da iniciativa “7 Maravilhas de Portugal”.

O Município apresenta como mediático padrinho da candidatura o ator e encenador Luís Vicente. O atualmente diretor da ACTA - A Companhia de Teatro do Algarve, é um grande entusiasta da nossa aldeia, que irá defender com a paixão que se lhe reconhece. Contaremos também com a presença do Presidente da autarquia, Rogério Bacalhau e de uma magnífica claque que irá defender a propositura de Estoi a 7ª Maravilha de Portugal, chefiada por José de Paula Brito. A Casa do Povo de Estoi prestou também valioso apoio, angariando membros para a claque e tratando da participação artística nesta gala, em que estarão a votação, para além de Estoi, as aldeias de Almeida, Evoramonte, Idanha-A-Velha, Monsanto, Monsaraz e Sortelha.

Os portugueses poderão votar na sua aldeia favorita durante a semana que antecede essa gala, através de um telefonema para um número a designar. A autarquia, em tempo oportuno, procederá à divulgação da forma como os farenses poderão votar e levar a Aldeia de Estoi à final das 7 Maravilhas de Portugal. A partir de 20 de agosto, a lista das 14 finalistas ficará fechada.

Os portugueses terão, a partir daí, duas semanas para decidir. A 27 de agosto, a RTP transmitirá um programa sobre as 14 finalistas apuradas nas galas anteriores, começando uma semana inteira de votação, até ao domingo seguinte. As 7 eleitas serão conhecidas a 3 de setembro, em cerimónia no Piódão.

A Aldeia de Estoi, situada na União de Freguesias de Conceição e Estoi, caracteriza-se pelo seu património riquíssimo de onde se destacam vários monumentos como as Ruínas Romanas de Milreu; a Igreja Matriz de Estoi; o Palácio de Estoi, com os seus jardins, fontes e estatuária; ou a Ermida de Nossa Senhora do Pé da Cruz, templo seiscentista onde se podem encontrar azulejos de padrão do século XVII e uma imagem da Nossa Senhora datada do século XVIII.

Não faltam, pois, razões para a Aldeia de Estoi ser uma das candidatas a este concurso e ser hoje um atrativo ponto de visita de que todos os farenses muito se devem orgulhar.

 

Por: CM Faro