A Câmara Municipal de Monchique, disponibilizou a todas as Instituições de Solidariedade Social do concelho (Santa Casa da Misericórdia de Monchique, Centro de Dia de Marmelete e Casa do Povo de Alferce), uma solução tecnológica inovadora que ajuda os idosos institucionalizados a ultrapassarem os desafios da idade, através de uma plataforma interativa de fácil utilização, por via do projeto «Aproximar».

Esta plataforma que compreende um conjunto de equipamentos associados a um sistema que pretende, entre outras funcionalidades, aproximar ainda mais os idosos institucionalizados das suas famílias e amigos, permite ao utilizador a realização de muitas atividades como jogos individuais ou em grupo, de estimulação cognitiva e física, para além de um vasto conjunto de conteúdos multimédia (música e filmes, pintura e desenho, etc.), comunicação simplificada, promoção da criatividade e até culto religioso. Funcionalidades que estão a fazer as delícias de todos – Utentes, familiares e das próprias instituições e dos técnicos que aí trabalham e que podem assim melhor gerir, monitorizar e desenvolver planos personalizados de acompanhamento aos utentes.

Fica assim marcado o Dia Mundial dos Avós pela apresentação deste serviço que pretende ainda combater eficazmente a solidão e o isolamento do público sénior, dinamizando um variado conjunto de novas atividades nas instituições de acolhimento, ao mesmo tempo que disponibiliza ferramentas de aproximação dos utentes aos seus familiares e amigos e fomenta um estilo de vida mais ativo e saudável, para além de um sentimento de utilidade e realização pessoal. Para os mais idosos, o acesso é muito simples, não existindo comandos ou teclados, bastando o uso do próprio corpo e adaptável ao perfil físico e psicológico de cada um. Qualquer pessoa, mesmo sem saber ler ou escrever pode tirar proveito deste sistema interativo desenvolvido pela empresa SiosLife.

Rui André, Presidente da Câmara Municipal de Monchique não consegue esconder a alegria que partilha com os agora utilizadores deste sistema, que permite até que cada um deles faça uma videochamada com o próprio presidente da autarquia. Para Rui André, os avós, que curiosamente nunca teve, “são verdadeiros colos de infinita sabedoria, paciência e ternura, representando uma parte importante da história de vida de cada um de nós e devem, também por isso, ter uma atenção especial da sua Comunidade, na qual o seu papel deve continuar a ser valorizado e respeitado”.

Recorde-se que o Município de Monchique desenvolve desde 2012 um Plano Estratégico para o Envelhecimento Ativo – Plano Gerontológico, estando neste momento na sua segunda edição (2016/2020), sendo esta iniciativa mais uma forma de promover a qualidade de vida de todas as pessoas, não importando a sua idade. Pretende-se também desta forma transformar as barreiras tecnológicas em ferramentas de inclusão social, onde as novas tecnologias existem para ajudar as pessoas a estarem mais próximas dos seus familiares, tornando ainda mais divertido o dia a dia das instituições e dos seus utentes, facilitando também o trabalho dos cuidadores. Aos profissionais é ainda disponibilizada uma plataforma de monitorização e controlo, que permite, para além do acesso ao registo detalhado de toda a utilização, (também disponível para os familiares aderentes) visualizar gráficos da evolução de cada utente em diversos parâmetros.

Fica assim mais encurtada a distância entre idosos e os seus familiares e amigos que deixa de ser um problema e a comunicação ficou mais fácil, podendo o acompanhamento do idoso ser feito de uma forma mais prática e na palma da mão e sempre que o familiar quiser. Contudo, e segundo o Presidente da Câmara, Rui André que considera muito benéfica esta plataforma, facilitando e fomentando um maior contacto, “não substitui a alegria e energia de um abraço e de uma carícia”, lembrando uma realidade que marca o abandono de muitos idosos que acabam “despejados” nas Instituições.

 

Por: CM Monchique