O cartaz do Festival de Observação de Aves & Atividades de Natureza deste ano dá destaque ao chasco-cinzento, uma espécie facilmente observada durante o período de migração em Sagres.

O evento realiza-se de 4 a 8 de outubro e as inscrições estarão abertas em meados de julho, promete a organização, promovida pela Câmara Municipal de Vila do Bispo e que tem como co-promotores a da SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, e a Almargem.

“Estamos a preparar o melhor festival de sempre. Serão cinco dias inteiramente dedicados à Natureza de Sagres e arredores, com atividades de observação de aves, passeios para conhecer a flora e a geologia local, passeios no mar para observar mamíferos marinhos, iniciativas para crianças, entre outras surpresas. Será um festival com um programa muito completo e diversificado. Não perca esta oportunidade e celebre connosco a migração das aves”, refere uma nota de imprensa da SPEA.

O chasco-cinzento

Entre as principais atividades destacam-se as saídas de campo, as saídas de barco, a anilhagem de aves, atividades para crianças, mini-cursos, exposições, monitorização de aves planadoras, palestras e fotografia.

Este ano o ‘cabeça de cartaz’ é o chasco-cinzento, uma espécie migradora fácil de observar em Sagres na altura de migração. Este passeriforme vem a Portugal reproduzir-se em meados de abril e por cá fica até ao fim do Verão. No Outono ruma para terras mais quentes, em África.

 

Por: Agricultura e Mar Atual