O Centro Hospitalar do Algarve (CHAlgarve) lançou ontem, dia 22 de junho, a Revista Clínica «Algarve Médico». A cerimónia, que decorreu no auditório da Unidade de Faro do CHAlgarve, contou com a presença do Presidente do Conselho de Administração (CA) do Centro Hospitalar do Algarve, Joaquim Ramalho, do Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, Paulo Morgado, e da Pró-Reitora da Universidade do Algarve, Manuela David.

Na sessão, conduzida pelo coordenador editorial do projeto, Daniel Cartucho, foi apresentado, em linhas gerais a revista e destacados os principais objetivos da publicação. “A medicina é uma área demasiado abrangente para se cingir às questões meramente médicas, estando por isso em constante atualização e mudança. Desta forma, para além das rubricas científicas, a revista «Algarve Médico» conta com outras rubricas mais transversais, como uma área dedicada ao ensino ou à história da medicina, bem como a rubrica perspetivas, que dará espaço à reflexão sobre a medicina nas suas diversas vertentes.

O presidente do CA do Centro Hospitalar do Algarve congratulou-se pela iniciativa que “espelha o trabalho dos profissionais da instituição, que para além da sua atividade clínica diária, ainda se dedicam à produção científica, enaltecendo assim, a imagem do Centro Hospitalar do Algarve".

Manuela David, Pró-reitora da Universidade do Algarve, destacou a importância desta ser "uma publicação online, acessível a todos, considerando que este é o futuro na disseminação da produção académica e científica".

Na sua intervenção, Paulo Morgado, Presidente do Conselho Diretivo da ARS Algarve, ressalvou que este tipo de projetos levam o nome do algarve “além-fronteiras” e que são o “cartão de visita para os futuros médicos que queremos ter a trabalhar no SNS do Algarve”.

Daniel Cartucho, para além da apresentação do projeto editorial, destacou a importância do trabalho científico desenvolvido no Centro Hospitalar do Algarve, “que nos equipara aos grandes centros hospitalares do país”.

O Algarve Médico é uma publicação online  “destinada à divulgação do conhecimento aplicado à Medicina com o intuito de contribuir para o desenvolvimento da prática médica e promover a excelência dos cuidados de saúde, através da disseminação do conhecimento e da investigação”, explica Daniel Cartucho, coordenador do projeto editorial que conta com a publicação de trabalhos de várias áreas clínicas.

Para já a revista está disponível na plataforma issuu e no website do Centro Hospitalar do Algarve, onde poderá ler, efetuar download da publicação em formato pdf, consultar toda a informação relativa ao projeto editorial, normas e procedimentos para publicação ou ainda aceder aos contactos da equipa editorial.

 

Por: CHAlgarve