O antigo presidente da concelhia do PS de Olhão Luciano Jesus foi designado pelo PSD como candidato ao município algarvio, anunciou a distrital social-democrata, colocando-se ao lado do demissionário líder da estrutura local socialista.

Em meados de maio, Luciano Jesus demitiu-se da presidência da comissão política concelhia do PS, após a estrutura ter manifestado o seu desacordo quanto à escolha do atual presidente da Câmara de Olhão, António Miguel Pina, para voltar a liderar a lista do partido nas eleições autárquicas de 01 de outubro.

Em face da posição da concelhia, presidida por Luciano Jesus, a distrital avocou a si o processo de escolha do candidato e seguiu a linha definida pelas estruturas nacionais do PS de que os atuais presidentes de câmara, em condições de se recandidatarem, eram os que em melhores condições estavam para assegurar uma vitória socialista nas próximas autárquicas.

Luciano Jesus, que é o presidente da Junta de Freguesia de Olhão, tinha anunciado já que ia concorrer à presidência da Câmara de Olhão à frente de um movimento independente, mas agora o seu nome surgiu como independente na lista final que define os candidatos aos 16 municípios do Algarve, à frente de uma coligação denominada “Sim, juntos por Olhão”.

Após o anúncio da distrital social-democrata, o secretariado da comissão política do PS de Olhão pediu hoje a Luciano de Jesus que “renuncie, de imediato", ao cargo de presidente da junta de freguesia.

“Luciano de Jesus foi até há pouco tempo presidente da concelhia do PS de Olhão e é atualmente presidente da Junta de Freguesia de Olhão, eleito em lista do Partido Socialista. Esta atitude de Luciano de Jesus é inqualificável, dado apenas demonstrar o intuito meramente pessoal na assunção do cargo em causa, contribuindo para o descrédito dos cidadãos nos políticos e na democracia”, considerou o PS de Olhão.

Por isso, os socialistas consideram que “o dever de Luciano de Jesus” é “renunciar de imediato às suas funções de presidente da Junta de Freguesia de Olhão, fazendo-se substituir pelo segundo candidato eleito na lista do PS”.

“Se ainda resta alguma ética democrática a Luciano Jesus, este compreenderá que quem ganhou as eleições para a Junta de Freguesia de Olhão foi o PS e deve ser este partido a governar. O Partido Socialista de Olhão está empenhado em assegurar o futuro e o desenvolvimento de Olhão e dos olhanenses e repudia veementemente o comportamento de Luciano de Jesus”, acrescentou o partido.

Além do atual presidente da câmara, Luciano Jesus vai também ter como adversários Sebastião Coelho, que volta a encabeçar a lista da CDU, e Ivo Madeira, que concorre pelo Bloco de Esquerda (BE).

Nas eleições autárquicas de 2013, a lista do PS liderada por António Miguel Pina venceu com maioria relativa, assegurando três dos sete eleitos em disputa, superando o PSD, principal força da oposição, com dois vereadores, enquanto a CDU foi a terceira força mais votada, com um eleito, e o BE a quarta, também com um representante.

 

Por: Lusa