A 5ª Edição do concurso escolar «Vamos dar Vida aos Resíduos», ano letivo de 2016|2017, promovido pelo Sistema Multimunicipal Algar, S.A., empresa responsável pela valorização e tratamento de resíduos sólidos urbanos no Algarve, chegou ao fim e já tem vencedor, a Escola Básica 2,3 do Montenegro |Faro|.

O concurso contou com a adesão de 48 escolas abrangendo uma população de 23.000 alunos que durante 5 meses participaram em ações de sensibilização, fiscalizaram os resíduos produzidos na escola e elaboraram planos para garantir a sua correta gestão. Brigadas da Reciclagem verificaram se os resíduos desde a sua produção até ao destino final recebiam o tratamento adequado tendo em conta as suas diferentes características.

Com estas iniciativas melhoraram-se processos de contentorização e sinalização existentes no espaço escolar permitindo uma separação/deposição seletiva mais eficaz. O resultado do trabalho final foi fantástico, contabilizaram-se 128 717 kg de resíduos recicláveis corretamente encaminhados para valorização.

Também as áreas residenciais circundantes às escolas foram envolvidas neste processo, aderindo às campanhas de sensibilização promovidas pelos alunos com a colaboração da Algar para a recolha dos resíduos de equipamentos elétricos e eletrónicos (REEE).

Para incentivo à execução dos Planos de Gestão dos Resíduos que as escolas implementaram a Algar disponibilizou cerca de 650 equipamentos, nomeadamente: Ecobags, para as embalagens de papel/cartão, vidro e plástico/metal; contentores para os REEE e Pilhões para a deposição de pilhas e acumuladores. 

A Escola Básica 2,3 do Montenegro (Faro) que já tinha sido vencedora deste concurso em 2014, apresentou nesta 5ª edição o melhor resultado no “Ranking de Resíduos Recicláveis Recolhidos” com um total de 10 850 kg de resíduos, tendo recebido um computador de última geração como reconhecimento pelo mérito alcançado.

A Algar sorteou ainda um Tablet entre os alunos que fizeram parte da equipa “Brigada da Reciclagem”, mentores de várias campanhas de sensibilização realizadas dentro e fora da escola. Todos os participantes receberam Ecobags, para que nas suas casas possam prosseguir o bom desempenho da separação das embalagens recicláveis realizado ao longo de todo o ano letivo na escola.

O professor Rui Moreira que acompanhou a implementação dos projetos na EB 2,3 do Montenegro, considera que «O concurso “Vamos dar Vida aos Resíduos” tem contribuído para que a escola, cada vez mais, se empenhe em melhorar o seu desempenho ambiental, assim como sensibilizar e mobilizar toda a comunidade para atingir os objetivos deste projeto que é de todos, como se pode ver nos resultados obtidos ao longo dos últimos anos!».

 A Algar pretende continuar a promover este género de iniciativas, pelo que se prevê que exista uma 6ª Edição do concurso no ano letivo 2017/2018, certamente com mais novidades.

“O objetivo será continuar a passar a mensagem de que as boas práticas ambientais desenvolvidas poderão trazer inúmeros benefícios no que respeita à qualidade de vida, não só do espaço escolar, mas também de toda a comunidade e contribuir para a formação pessoal destes futuros cidadãos” - diz Miguel Ferreira, Diretor Geral da Algar.

 

Por: Algar