Considerando que a educação ambiental é um dos pilares da cidadania participativa e proativa e que as boas práticas ambientais devem ser incentivadas em todos os setores de atividade local | em especial naquelas que têm ou podem produzir impacto ambiental

A Câmara Municipal de Lagoa assinou, a 3 de abril de 2015, um Protocolo com a Quercus, Associação Nacional de Conservação da Natureza, no âmbito do “Projeto Green Cork” (Projeto de Reciclagem de Rolhas de Cortiça), com o objetivo de unir a reciclagem à conservação da natureza, possibilitando que as rolhas de cortiça sejam recicladas e o valor apurado seja aplicado na reflorestação de espécies originais da flora portuguesa, através do “Projeto Floresta Comum”.

Nesse âmbito, no passado dia 29 de maio, em parceria com a Corticeira Amorim Isolamentos, S.A. de Silves, a Câmara de Lagoa entregou 1.207 kg de resíduos de rolhas de cortiça, recolhidos pelos vários parceiros da comunidade escolar do Concelho, da rede pública, privada e social.

Estes resíduos, embora não sejam utilizados na produção de novas rolhas, podem ser usados na indústria automóvel, na construção civil ou aeroespacial, decoração e vestuário. Para além do mais, a reciclagem deste tipo de material permite o financiamento de parte do Projeto Floresta Comum, que utilizará exclusivamente árvores que constituem a floresta autóctone do país, entre as quais o sobreiro.

Com o objetivo de despertar o interesse da comunidade escolar pela floresta autóctone e integrada no Projeto “Semana Verde – Green Week”, decorreu no Concelho de Lagoa a atividade “Planta a tua Árvore”, de 20 a 24 de março, com a coordenação dos Serviços de Educação e Ambiente da Câmara Municipal de Lagoa e em que foram plantadas 320 plantas de várias espécies.

A Câmara Municipal de Lagoa lembra que os munícipes que pretendam colaborar com o Projeto “Green Cork”, podem fazer entrega de rolhas de cortiça para reciclagem nos diversos pontos de recolha existentes no Concelho, nomeadamente nas Juntas de Freguesias, Biblioteca e Piscinas Municipais de Lagoa, assim como no edifício antigo da Câmara Municipal.

 

Por: CM Lagoa