O Capitão do Porto de Lagos, em articulação com o Centro de Coordenação de Busca e Salvamento Marítimo de Lisboa (MRCC Lisboa), coordenou dia 28 de maio uma operação de salvamento de um mariscador de perceves na Pedra da Galé, no concelho de Aljezur.

O alerta foi recebido no piquete da Policia Marítima pelas 11h05 através do MRCC Lisboa, dando conta da necessidade de assistência e resgate de um individuo de nacionalidade Portuguesa, com cerca de 42 anos de idade, que após ter sofrido um golpe de mar, encontrava-se na Pedra da Galé, sem se conseguir movimentar, o que indiciava lesões na coluna.

Face ao tipo de lesões e a localização ser num rochedo a cerca de 1,5 km da costa, foram deslocados para a proximidade do local dois Agentes da Polícia Marítima por terra e, paralelamente, ativado o helicóptero da Força Aérea Portuguesa, com equipa médica a bordo.  

O meio aéreo EH-101 da Força Aérea Portuguesa resgatou o sinistrado do local pelas 13h00. Após avaliação médica, foi decidido o seu encaminhamento para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa.

Nesta operação foram empenhados dois Agentes e uma viatura do Comando-local da Polícia Marítima de Lagos e um helicóptero da Força Aérea Portuguesa com equipa médica a bordo.​

 

Por: AMN