A Marreiros, loja em atividade há mais de três décadas na cidade de Faro, foi distinguida pelo VALORFITO, o Sistema Integrado de Gestão de Embalagens e Resíduos em Agricultura, com dois dos principais galardões dos «Prémios Valorfito 2016» – Excelência e Investimento -, pelo contributo desta empresa algarvia para o sucesso alcançado na retoma de embalagens de produtos fitofarmacêuticos no ano de 2016.

A Marreiros é uma empresa familiar com 35 anos, especialista na prestação de serviços e venda de produtos para a agricultura, jardinagem e espaços verdes. A empresa é um ponto de retoma do sistema Valorfito desde o seu início e tem contribuído de forma única para o sucesso da missão nacional do Valorfito.

Para o diretor geral da VALORFITO, António Lopes Dias, “o sucesso da nossa missão depende do empenho dos Pontos de Retoma, e a Marreiros tem, ano após ano, desde que iniciámos estes prémios, vindo a ser distinguida pela sua persistência e investimento realizado na informação e formação junto dos seus clientes e parceiros. A retoma dos resíduos da agricultura tem um grande impacto na atividade agrícola, mas também na sustentabilidade e ambiente do nosso país, e a Marreiros está na frente das boas práticas e é uma empresa moderna e socialmente responsável”

O prémio Excelência, é atribuído anualmente, a nível nacional, e visa desatacar a empresa que melhor cumpriu diversos critérios como são a segurança das instalações para acondicionamento dos resíduos, a colaboração no processo de levantamento das embalagens, e o empenho na formação aos agricultores, e ainda o histórico das quantidades de embalagens recolhidas nos últimos 3 anos. Por seu lado, o prémio Investimento, nacional, distingue a empresa que realizou o maior investimento financeiro para a execução das suas funções enquanto ponto de retoma.

Integrado na atribuição dos prémios, destaca-se a iniciativa de caracter social do Valorfito que convida os premiados a indicarem uma instituição de solidariedade social, da sua região, a quem é atribuída uma verba específica. Neste caso a empresa Marreiros indicou a Associação Oncológica do Algarve a quem o Valorfito atribuiu a verba de 1.000 euros.

No decorrer da sessão foram ainda relevados os bons resultados deste ano, com a retoma de 53% das embalagens de produtos fitofarmacêuticos colocados no mercado. Também o número dos pontos de retoma aumentou no ano passado, existindo, no final do ano passado, 918 locais ativos no nosso país.

Para além dos prémios recebidos pela Marreiros, foram ainda entregues distinções para as categorias ‘Cooperativa’ e ‘Missão Impossível’, a nível nacional; e para a ‘Quantidade’ e ‘Crescimento’, a nível regional.

 

Por: Onmi