O OPTO – um dos maiores Fóruns de Educação e Formação do País – regressa a Albufeira nos dias 10, 11 e 12 de maio, com a presença de mais de 60 expositores, representando o ensino superior público e privado, agrupamentos de escolas, escolas profissionais, centros de formação, autoridades policiais e de socorro, associações e outras entidades ligadas ao ensino e formação, numa altura em que os jovens estão a decidir o seu futuro académico e profissional.

Durante três dias, o Pavilhão Desportivo de Albufeira receberá exibições de artes performativas e de desporto, shows interativos, demonstrações culinárias, e ainda exercícios e demonstrações profissionais, entre outras propostas de animação. 

A 5.ª edição do “OPTO – Fórum de Educação e Formação do Algarve” volta a trazer a Albufeira mais de meia centena de expositores, entre universidades, escolas secundárias e profissionais, e outras entidades, que divulgarão a sua oferta educativa e formativa.

Serão três dias marcados por exibições artísticas e desportivas, mostras e atividades de exploração, muitas delas protagonizadas por alunos.

O OPTO é já considerado uma mais-valia no processo de tomada de decisão vocacional, propiciando aos jovens da região do Algarve, um maior conhecimento das alternativas escolares e formativas do Sistema Educativo Português (no ensino secundário, no ensino profissional e no ensino superior). Por outro lado, permite um contato mais próximo com profissionais de diferentes áreas e a interação das escolas com a comunidade.

Para facilitar o transporte dos estudantes e professores, poderão ser obtidos descontos especiais para viagens de grupo nos comboios da CP, de e para Albufeira, em todas as linhas. Os autocarros urbanos GIRO serão gratuitos em toda a cidade e também entre a Estação de Ferreiras e o Pavilhão Desportivo, mediante apresentação de credenciais emitidas pela Organização.

Recorde-se que o OPTO é uma organização conjunta do Município de Albufeira, Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares – Direção de Serviços da Região do Algarve (DGEST-DSRAL) e Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP) e conta com a colaboração dos três Agrupamentos de Escolas de Albufeira. 

 

Por: CM Albufeira