Decorre hoje na Universidade do Algarve

Decorre hoje o “Workshop” final do projeto SOWAMO (Água e Biodiversidade) no campus de Gambelas, Universidade do Algarve  cujo Município de Monchique é parceiro ativo.

O projeto “ Semear água na Serra de Monchique” está a decorrer desde Maio de 2015 sob o financiamento do programa AdaPT, com o objetivo de desenvolver um campo de recarga induzida de aquíferos (MAR) na Serra de Monchique, para melhorar a resiliência de captações municipais, face aos riscos das alterações climáticas. Este projeto inovador de combate às alterações climáticas já foi premiado a nível europeu.

Trata-se de um projeto que contempla a construção de estruturas de recarga (O Comprimento do canal é de 1100 metros (600 m de transporte, 500 m de infiltração e terá uma pendente de 0.5%) e este vai garantir a permanência de zonas húmidas durante grande parte do ano hidrológico e vai potenciar o caudal das nascentes durante a época seca, garantindo um fluxo de água mesmo durante em períodos de seca prolongada.

A exploração dos benefícios da maior disponibilidade hídrica será imediatamente aproveitada pela Câmara Municipal de Monchique na sua rede de distribuição e captações municipais.

A qualidade das águas superficiais poderá vir a ser melhorada pois será feita uma gestão ativa de espécies, nomeadamente filtradoras. As águas de escorrência sofrerão um tratamento natural através da infiltração no aquífero e de reações água-solo-rocha, que se prevêem benéficas.

Existe uma gestão florestal ativa dos terrenos (pertença da C. M. de Monchique) adjacentes aos locais de construção destas estruturas, de forma a reflorestá-los com espécies autóctones (castanheiro) substituindo o eucaliptal existente, como exemplo de boas práticas de gestão florestal.

As áreas intervencionadas fazem parte da Zona de Proteção Especial de Monchique, uma zona protegida onde habitam várias espécies vulneráveis, entre elas a “Mauremys leprosa”. A presença de espécies-chave de organismos nestes ecossistemas aquáticos garante a manutenção da qualidade da água, pois muitos deles são filtradores e eliminam a turbidez e produtos tóxicos da água.

A sua gestão ativa permitirá recuperar habitats e espécies vulneráveis


Ao aumentar a disponibilidade hídrica a agricultura e silvicultura regionais poderão sofrer um impulso significativo, promovendo a heterogeneidade da paisagem, havendo tanto ecossistemas agrícolas como florestais.

As estruturas de recarga que serão construídas funcionarão como reservatórios de água que poderão ser usados em caso de incêndio florestal e diminuindo o risco da sua ocorrência. Substituindo o eucaliptal existente por espécies autóctones (castanheiro), reduzir-se-á a área florestal ocupada por invasoras, constituindo um exemplo de boas práticas e incentivando a que a reflorestação de áreas afetadas por incêndios seja feita da mesma forma.

Espera-se a mitigação dos efeitos das alterações climáticas (secas prolongadas)na população abastecida por água da rede de Monchique, constituindo uma solução integrada que permitirá melhorar a biodiversidade da zona.

O SOWAMO prevê ainda a valorização do projeto no ecoturismo, indicando e sinalizando um caminho pedestre (um desvio da atual via Algarviana) que irá enriquecer o potencial ecoturístico da região.

 

Por: CM Monchique