Decorreu nos dias 18,19 e 20 de abril, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade do Algarve, a II Jornada Internacional Algarve-Brasil, com o tema «Desenvolvimento Social: construindo conhecimento».

Nestes dias, procurou-se responder a duas questões fundamentais: "De que maneira o conhecimento produzido pelas universidades pode contribuir com o desenvolvimento da sociedade?", e, num sentido mais amplo: "O desenvolvimento da sociedade é construído com base no seu próprio conhecimento?".

A intenção foi demonstrar a ampla relação entre Portugal e Brasil que é muito positiva e desejada, principalmente, no sentido de trocas de experiências e acordos universitários, entre os dois países. 

A sessão de abertura contou com a presença da Prof.ª Doutora Gabriela Schutz – Pró-reitora da Universidade do Algarve, Dr. Dr. Cláudio Guimarães dos Santos– Vice-Cônsul do Consulado do Brasil em Faro, Profª Doutora Adriana Nogueira – Diretora da Biblioteca da Universidade do Algarve Drª Marleni Pereira de Azevedo – Coordenadora do Gabinete de Relações Internacionais e Mobilidade, UAlg Doutor Alexssandro G. Becker – Coordenador Geral do Núcleo de Alunos Brasileiros da UAlg.

Esta segunda edição foi organizada pelo NUBRA - Núcleo de alunos brasileiros da universidade do Algarve, BRASA, Rede CsF de Faro e Universidade do Algarve, com o apoio do ACM - Alto comissariado para as migrações, CIEO centro de investigações sobre o espaço e as organizações, CCMAR, Consulado geral do Brasil em Faro e  Conselho de Cidadãos de Faro.

Já na abertura, devido a excelência e dinâmica dos painéis de palestras e apresentações de trabalhos e posters académicos, e  o desafio foi lançado para que no próximo ano, a UAlg possa acolher a III edição.