Uma delegação do PCP, integrando o deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, visitou o Centro de Saúde de Albufeira, tendo-se inteirado dos problemas que afetam esta unidade de saúde, nomeadamente, ao nível dos recursos humanos, das instalações, do parque automóvel, de equipamento informático e da falta de material clínico.

O Centro de Saúde de Albufeira integra a Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (que inclui as extensões de saúde de Ferreiras, Guia, Olhos de Água e Paderne), a Unidade de Saúde Familiar Albufeira e a Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Buhera.

No Centro de Saúde de Albufeira faltam profissionais de saúde, designadamente, médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala e psicólogos), técnicos superiores (assistentes sociais e técnicos de informática), assistentes técnicos e assistentes operacionais.

Tal carência de recursos humanos reflete-se negativamente na capacidade de prestação de cuidados de saúde às populações. Em particular, há cerca de 10 mil utentes sem médico de família; não se fazem visitas domiciliárias a recém-nascidos; os projetos de prevenção na área de cuidados de saúde primários são muito limitados; há lista de espera para a terapia da fala; a fisioterapia no domicílio está limitada, há problemas de limpeza e higienização, etc.

Apesar das instalações da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados serem adequadas, num dos gabinetes médicos há um sério problema de infiltrações que tarda em ser resolvido. A Unidade de Saúde Familiar Albufeira está instalada provisoriamente (desde 2010!) em contentores, sem condições adequadas: dificuldade de regulação da temperatura (quente no verão, frio no inverno); chove lá dentro, obrigando à colocação de baldes para recolha da água da chuva; há problemas com a instalação elétrica; a sala de espera para os utentes é muito pequena; o WC dos utentes está avariado. Na Extensão de Saúde de Olhos de Água há um problema com a instalação elétrica, que se arrasta há mais de dois anos.

Na Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Buhera há falta de viaturas para apoio domiciliário. Desde o passado mês de janeiro há apenas uma viatura disponível para esse fim, pelo que, apesar de haver duas equipas, apenas uma sai para dar apoio domiciliário. Tal circunstância traduz-se num sério prejuízo para os utentes que necessitam desses apoios. Também não há viaturas para deslocações às escolas, comprometendo os projetos de saúde escolar.

À delegação do PCP foram ainda reportados problemas ao nível dos equipamentos informáticos e do apoio técnico especializado de informática.

Por fim, no Centro de Saúde de Albufeira verifica-se, pontualmente, falta material clínico. Este é um problema que deve ser definitivamente ultrapassado, por via da manutenção de stocks adequados de material clínico na Administração Regional de Saúde do Algarve e da sua pronta disponibilização aos centros de saúde.

Assim, o Grupo Parlamentar do PCP, por intermédio do deputado Paulo Sá eleito pelo Algarve, questionou o Ministro da Saúde, dirigindo-lhe as seguintes perguntas:

1.      Quando irá o Governo dotar o Centro de Saúde de Albufeira de profissionais de saúde em número adequado, designadamente médicos, enfermeiros, técnicos de diagnóstico e terapêutica (fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, terapeutas da fala e psicólogos), técnicos superiores (assistentes sociais e técnicos de informática), assistentes técnicos e assistentes operacionais?

2.      Quando serão resolvidos os problemas de infiltrações na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados e da instalação elétrica da Extensão de Saúde de Olhos de Água? Quando será a Unidade de Saúde Familiar Albufeira transferida dos contentores, onde se encontra provisoriamente desde 2010, para instalações adequadas?

3.      Quando será a Unidade de Cuidados na Comunidade Al-Buhera dotada de um número adequado de viaturas, permitindo-lhe realizar com normalidade visitas domiciliárias e efetuar deslocações às escolas no âmbito dos projetos de saúde escolar?

4.      Quando serão resolvidos os problemas ao nível dos equipamentos informáticos e do apoio técnico especializado de informática?

5.      Que medidas serão adotadas ao nível da gestão dos stocks de material clínico na Administração Regional de Saúde do Algarve, a fim de garantir a resolução definitiva do problema da falta de material clínico que se verifica nos centros de saúde do Algarve?

 

Por: GP PCP