Os treinos e qualificações para o Grande Prémio de Portugal de F1 de motonáutica, previstos para hoje em Portimão, foram adiados para a manhã de domingo, devido às condições meteorológicas, disse à Lusa o diretor da prova.

O vento forte e as condições de mar não permitiram que os treinos livres, cronometrados e a definição da ‘pole position’ fossem efetuados até agora, decidindo a organização concentrar tudo no dia da corrida", indicou o diretor da prova, Luís Ribeiro.

Segundo o responsável, a organização aguardou até ao início da baixa-mar que as condições melhorassem, mas como não houve diminuição da intensidade do vento, os barcos, quer de F1 como de F4, ficaram, por razões de segurança, impedidos de sair para água".

Também na sexta-feira, a organização decidiu cancelar os treinos livres, devido ao vento forte e à ondulação registada no circuito algarvio, em Portimão.

"Prevemos agora iniciar os treinos livres e qualificações de F1 pelas 09:00 da manhã de domingo, e reagendar a corrida para as 13:00", frisou Luís Ribeiro, acrescentando que os treinos livres e a corrida de F4 vão decorrer "logo após prova da F1".

Luís Ribeiro disse ainda que na categoria de F4 apenas se realiza uma corrida e não duas como estava previsto.

A corrida do Grande Prémio de Portugal de motonáutica, prova de abertura do Campeonato do Mundo de F1, vai ser disputada por 18 pilotos de nove equipas, num circuito de 1.937 metros traçado no estuário do rio Arade, na zona ribeirinha de Portimão, e delimitado por sete boias de rondagem, seis a bombordo (esquerda) de cor laranja e uma a estibordo (direita) de cor amarela.

Na corrida ao título deste ano estão o tricampeão mundial e detentor do título, o francês Philippe Chiappe (China CTIC Team), que persegue a segunda vitória consecutiva na prova portuguesa, o norte-americano Shaun Torrent (Victory Team), vice-campeão mundial, e o finlandês Sami Selio (Mad Croc Baba Racing), terceiro classificado em 2016.

O circuito português é considerado como um dos mais técnicos e difíceis do calendário internacional, mantendo a distância de cerca de 700 metros, entre o pontão de largada e a primeira boia de rondagem para permitir uma maior vantagem ao detentor da ?pole position'.

O Grande Prémio de Portugal de F1 de motonáutica é a primeira das sete corridas do Mundial de 2017 e integra também a classe Fórmula 4, considerada uma categoria de iniciação.

 

Por: Lusa