Uma encenação teatral dinamizada pelo Grupo de Teatro de S. Marcos da Serra no Largo da Igreja Matriz de SB Messines dará, pelas 9h00 do dia 23 de abril, o pontapé de asida para à segunda edição da atividade «Por Atalhos do Remexido».

Esta iniciativa tem um conjunto vasto de ações previstas para vários outros momentos, que terminarão no dia 1 de maio. A organização está a cargo da Associação Cultural “Trilhos do Remexido” e a Câmara Municipal de Silves dá o seu apoio.

Ainda no dia 23, pelas 10h00, haverá uma visita guiada ao Museu do Traje e pelas 11h30, um encontro com os participantes do Circuito Temático 4X4*, que decorrerá, também, nesse espaço museológico. Este circuito iniciar-se-á às 12h00, sendo um percurso de dificuldade baixa, que levará os participantes até Santa-Clara-A-Velha e terminará, pelas 15h00, em S. Marcos da Serra, no Largo da Igreja. Os participantes deverão fazer a sua inscrição nas Juntas de Freguesia de SB Messines e S. Marcos da Serra (custo da inscrição 10,00€ adulto e 5,00€ criança até 12 anos).

No dia 29 de abril haverá novo conjunto de atividades no Largo da Igreja de S. Marcos da Serra: um mercado à moda antiga, entre as 9h00 e as 24h00; um ciclo de debates moderados por Sérgio Brito e Aurélio Marco às 11h00; o espetáculo de Marionetas “Dois Contos De Reis”, por Delphim M., às 13h00; uma recriação histórica e cortejo, dinamizados pelo Grupo de Teatro de S. Marcos, entre as 15h00 e as 19h00. O fim do dia trará um espetáculo de cante alentejano com o grupo Quatro Cantos, que tem início marcado para as 19h00, seguindo-se uma ceia, pelas 20h00 e um espetáculo de fogo e malabares pelas 22h00, terminando os festejos às 24h00.

No dia seguinte, 30 de abril voltam a estar abertos o mercado à moda antiga, repete-se o espetáculo de marionetas, desta feita com a história “Dois Contos de Reis” e a recriação histórica, nos mesmos horários. Pelas 19h00 atuarão os Trovadores do Redondo e a noite volta a ter uma ceia (20h00), um espetáculo de fogo e malabares (22h00) e encerramento às 24h00.

Neste dias haverá lugar a dois concursos: um concurso do melhor traje (os participantes deverão inscrever-se no Café Central, em S. Marcos da Serra e integrarão o desfile histórico) e o de melhor pregão de vendedor.

Dois percursos pedestres (que culminarão na Barragem da Sapeira) são o destaque para o dia 1 de maio. Ali, entre as 11h00 e as 13h00, haverá nova recriação histórica, bem como várias outras atividades: Jogo do Pau, slide e o tradicional convívio familiar próprio da data. Os participantes também deverão efetuar a sua inscrição nas Justas de Freguesia de SB Messines e S. Marcos da Serra.

SOBRE O REMEXIDO:

Natural de Estômbar e nascido a 19 de Outubro de 1797, o José Joaquim de Souza Reis foi um guerrilheiro que ficou célebre devido ao seu casamento (em S. B. de Messines), momento que o fez “remexer” e dar um novo sentido à sua história.

Era um homem de posses, capitão de ordenanças, além de exercer a função de recebedor do concelho. Servindo D. Miguel, e lado a lado com o brigadeiro Cabreira, derrotou o famoso Sá da Bandeira na batalha de Sant’ Ana. Revoltado contra a crueldade aplicada pelos Liberais à sua família, o Remexido vingou-se como podia e jamais se entregou, mantendo a sua ação de guerrilha ainda durante vários anos.

Quando o primeiro duque da Terceira invadiu o Algarve, no decurso da Guerra Civil portuguesa, o Remexido escondeu-se na serra algarvia, onde, recorrendo a uma tática de guerrilha e apoiado por serranos, venceu sistematicamente as tropas governamentais.

Foi capturado junto de S. Marcos da Serra, após um longo período de fugas e crimes, levado a Conselho de Guerra (por sinal, pouco simpatizante da "causa miguelista") e fuzilado em Faro. Mesmo tendo-lhe a rainha D. Maria II concedido o perdão, tal ordem não foi cumprida por interesses políticos e pessoais.

 

Por: CM Silves