Um roteiro por dois lugares muito especiais do património arqueológico concelhio é a proposta da Quinta do Peral - Centro de Educação e Interpretação Ambiental de São Brás de Alportel para o próximo sábado, dia 22 de abril, data em que se assinala o Dia da Terra.

Em São Brás de Alportel o Dia da Terra é comemorado com um convite para conhecer melhor dois locais onde o Homem sempre desenvolveu atividades ambientalmente sustentáveis, lançando um alerta para a importância da preservação dos recursos naturais enquanto se explora e valoriza o património histórico-arqueológico do território concelhio.

O Moinho do Bengado, um dos lugares a visitar, é um moinho de vento em pedra e de estilo mediterrânico, construído em 1850. Constitui um exemplo do chamado “moinho de cabresto”, no qual se usava um antigo sistema de tração com cordas e recurso a marcos para rodar o tejadilho em busca do melhor quadrante.

Outro marco do património histórico a visitar no âmbito do passeio organizado pela Quinta do Peral é a Azenha da Mesquita, um antigo moinho de água, cuja mecânica era também 100% sustentável e amiga do ambiente, sendo movido somente por energia hidráulica.

A viagem tem partida da Quinta do Peral marcada para as 10h30. Para participar na atividade é preciso efetuar inscrição através dos contactos 289 845 420/quintadoperal@cm-sbras.pt

No mesmo dia o sítio de Parises recebe o Encontro de Reiki na Natureza, uma iniciativa de participação gratuita que convida “reikianos” e curiosos a desfrutar da Natureza em pleno e a restabelecer energias. A atividade decorre entre as 9h30 e as 13h e é organizada pelo Núcleo de Reiki de São Brás de Alportel.

 

Por: CM S B Alportel