Os proprietários estão a pedir, cada vez mais, a reavaliação dos seus imóveis, procedimento a partir do qual é calculado o montante a pagar de Imposto Municipal de Imóveis (IMI).

E, de uma forma global, o resultado é que os contribuintes passam a pagar menos deste imposto, conseguindo avaliações mais baixas. Contas feitas, o valor patrimonial (VPT) das casas sujeitas ao pagamento do IMI em Portugal recuou 4,7 mil milhões de euros, no espaço de um ano. 

Em 2014, segundo dados citados pelo Dinheiro Vivo, o VPT global dos prédios urbanos ascendia a 419,38 mil milhões de euros, mas um ano depois era de 414,68 mil milhões de euros, também por efeito das correções feitas no âmbito do processo geral de avaliação de prédios, realizado em 2012.

Além disso, pesa o aumento registado do número de isenções fez com que no ano passado a receita do IMI recuasse em cerca de 44 milhões de euros, baixando de 1577 milhões para 1534 milhões de euros, ainda de acordo com o jornal.

Campanhas de informação feitas nos últimos anos, nomeadamente pela Deco e também pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos (STI), têm permitido aos contribuintes perceber que há fatores que influenciam a fixação daquele valor, mas que a sua aplicação não é automática. Ou seja, o VPT apenas baixa se o proprietário tiver a iniciativa de fazer o pedido para tal. 

 

Por: Idealista