Reinaldo Teixeira, administrador da Garvetur, mostrou-se satisfeito com os resultados atingidos em 2016, mas afirma que o objetivo para este ano é aumentar o volume de negócio.

No encontro anual promovido pela empresa à comunicação social, Reinaldo Teixeira deixou claro que os resultados atingidos no ano passado, “acima em 5% face a 2015 e com um volume de negócio no valor dos 32 milhões de euros”, é satisfatório o resultado do trabalho das equipas. Segundo o administrador da empresa, estes valores foram conseguidos através de uma “grande aposta nos recursos humanos, com formação específica e contínua e distinção das pessoas pela produtividade e mérito”.

A nossa atitude é preocupar-nos com o que o mercado pretende, quais são os mercados que temos e quais são as modas”, refere Reinaldo Teixeira, que justifica assim a aposta na formação das equipas. Para 2017, acredita que será possível atingir um crescimento do seu volume de negócio na ordem dos dois dígitos e, para isso, a empresa pretende continuar a adaptar a equipa para “receber os novos mercados, criar estruturas físicas nesse sentido e estabelecer uma cultura de venda, fortalecendo uma política de redução de custos”.

Orlando Lopez, responsável pela Alvarsol, também marcou presença no encontro, onde revelou que 2016 foi “um ano excelente” para empresa, tendo conseguido fortalecer parcerias, nomeadamente com o grupo Tivoli. Para este ano, prevê-se um reforço de 500 mil euros, o que permitirá “criar as maiores infraestruturas de lavandarias industriais do país”. Na área automóvel, também se registou um crescimento, tanto nos alugueres como nas vendas dos automóveis. Segundo Honório Teixeira, representante da Visacar, este foi “o melhor ano de sempre em 17 anos”.

A Garvetur Férias foi outros dos setores em crescimento, tendo ultrapassado a taxa de ocupação prevista acima dos 11%. Este aumento, segundo Célia Teixeira, é resultado da entrada de novos mercados, como o francês, holandês, alemão e escandinavo. “Para 2017, as perspetivas também são positivas, prevê--se uma ocupação entre 15 e 20%”, refere. Em relação à área das propriedades, o crescimento foi na ordem dos 20%, sendo que Ana Abrantes e António Miguel, responsáveis pela Garvetur Propriedades, acreditam que será possível melhorar os resultados e pretendem aumentar entre os 20 e os 25% a contratação. Ao nível da internacionalização o “passo certeiro nesta direção foi conseguir mediações exclusivas” e que há uma aposta grande na presença em feiras internacionais.

Em termos de responsabilidade social, a empresa esteve presente em várias iniciativas, nomeadamente no apoio da Enolagest à Feira de Recursos Humanos da Universidade do Algarve (Ualg), ao patrocínio da primeira bolsa para Alunos de Excelência da Universidade do Algarve e na entrega de cabazes de natal e brinquedos a famílias economicamente desfavorecidas na freguesia de Quarteira, uma parceria entre a Alvarsol, a Fundação António Aleixo e a Associação Nova Dimensão.

Atualmente, o “Algarve Cluster Multiusos” é o projeto de maior dimensão que a empresa está a desenvolver, estando neste momento em fase de desenvolvimento do Plano de Pormenor do Núcleo de Desenvolvimento Económico. Segundo Reinaldo Teixeira, no prazo de um ano, o Plano de Pormenor deverá estar aprovado e existem já negociações com promotores internacionais de parques temáticos de França e do Dubai. Este investimento é de 300 milhões de euros e prevê a criação de 200 postos de trabalho.

 

Por: VA