por Luís José Pinguinha | Vice-presidente do Louletano | FUTEBOL | Acompanhando as jovens promessas do Louletano

A fluidez do futebol de Tomás Martins

Nome: Tomás Guerreiro e Martins

Ano nascimento: 2006 (21 de outubro)

 

 

De baixa estatura, Tomás Martins aproveita bem o facto de ter o centro de gravidade mais baixo que a maioria dos jogadores da sua idade, protegendo a bola com critério, e destacando-se pela interessante capacidade de receção e de passe que denota, no fundo as bases fundamentais da arte de jogar futebol.

Voluntarioso, dedicado e evidenciando uma maturidade invulgar, Tomás, quando actua no centro do terreno, sobressai pela fluidez do seu futebol, evitando o choque e o confronto físico, terrenos em que não está, pela questão morfológica, tão à vontade. Daí a circulação contínua da bola, com alternância de flanco, o que empresta à equipa uma qualidade de jogo digna de realce. Também utilizado na ala direita, Tomás cumpre bem, especialmente pela noção tática do jogo que exibe e, não menos importante, pelo elogiável compromisso que assume com o coletivo.

O que, na maioria das vezes, dá mais frutos que outros predicados.

 

 

Pedro Dias e a família louletana

Nome: Pedro Miguel Silva Dias

Ano nascimento: 2005 (7 de julho)

 

 

Quando se vê um jogo do Bayern München ou da Seleção alemã uma das frases recorrentes e várias vezes dita pelo comentador é: “remate… à figura de Neuer”. Desacerto de quem, perante uma baliza de 7,32mx2,44m, remata e não consegue desviar a bola do Manuel? Não, nada disso, O que se passa é que Manuel Neuer, por muitos considerado, atualmente, o melhor guarda-redes do mundo, tem uma capacidade anormal para ler o jogo. E é essa capacidade de leitura que o leva a estar no lugar certo na altura certa; é essa capacidade de leitura que o leva a bascular entre os postes e, aquando dos remates dos adversários, estar no sítio certo, a fim da bola ir à sua figura.

É este perfeito sentido posicional que, salvo as devidas proporções, Pedro Dias, defesa da equipa de Infantis B do Louletano, exibe como imagem de marca.

É, por isso e pela agressividade sã, pela concentração e pelo prazer de jogar que transmite, que Pedro Dias é um jogador extremamente competitivo e tão do agrado dos técnicos.