GENEALOGIA por Manuel da Silva Costa | mscosta2000@hotmail.com

O apelido Neves pode ter significado religioso. Em Itália, tal como em Portugal, terá sido atribuído a crianças nascidas a 5 de Agosto, o dia de Nossa Senhora das Neves...

Houve uma família Neves que tirou o apelido do local de Neve, na Serra da Estrela. No brasão da família consta: “entre Torre e Neve, Conselho de Covilhã, viveu de 1404 a 1468 Gonçalo Viana, Senhor da Quinta da Torre, da Quinta e da Torre da Neve, fidalgo ilustre e homem de muitas posses. Tornou-se Conde de Azedras e casando-se com Beatriz, sobrinha de D. João I, Rei de Portugal, teve como filho Rodrigo Eanes”.

Rodrigues Eanes que assumindo as herdades e títulos nobiliários do pai, tornou-se o 2º Conde de Azedras, 2º Senhor da Quinta e da Torre, acrescentando ao seu nome o apelido das Neves, dando-se assim origem a esta família. O brasão de armas (figura) foi concedido em 1435 (http://orkut.google.com/c1352920-tca8e42215ff50fd2.html).

Talvez as origens diversas expliquem a grande difusão dos “Neves”, tanto em Portugal como nas antigas colónias...

No Algarve, o mais antigo que se encontrou foi Pero das Neves. Em nome de Castro Marim no juntamento dos Concelhos do Reino do Algarve (1496) sobre "tiramento das sisas" (Actas de Vereação de Loulé, 2004).

De Loulé, encontrou-se Ana das Neves casada com Manuel Afonso. Foram pais adoptivos de Maria das Neves, casada em 1611 com Bartolomeu Rodrigues (filho do cortador de carne Diogo Peres e de Isabel Rodrigues).

Beatriz das Neves, talvez irmã da anterior, casou com o oleiro viúvo Domingos Fernandes (casara em 1560 com Margarida Lourenço). Beatriz era viúva em 1610, quando do casamento da filha Francisca Gonçalves com Mateus Viegas, de Querença (filho de Martim Anes e de Guiomar Bacias).

 

Muitos Sambrasences descendem dos irmãos Manuel das Neves e João das Neves (filhos de Francisco Neto e de Maria da Conceição Dias). Desposaram as irmãs Isabel Rodrigues e Beatriz Rodrigues (filhas de Manuel Afonso e de Bárbara Rodrigues). O 1º casamento teve lugar em 1708 e o 2º em 1720.