Vários meses e dois mil quilómetros depois, o Loulé ++ terminou a sua primeira participação no Campeonato Nacional de Xadrez da III Divisão no terceiro lugar da Série F que juntou oito equipas oriundas desde Almada até Faro.

A prova foi muito competitiva, tendo sido necessário esperar pelo final da última jornada para saber quem seria a equipa vencedora da série, assim como as equipas relegadas aos campeonatos distritais, tendo o conjunto louletano, que fixara como objetivo a manutenção, estado na luta pela subida até à penúltima jornada.

Em declarações divulgadas na página do faceou «Torres de Loulé», o capitão do Loulé ++ realçou que a sua equipa encontrou "adversários experientes, preparados, motivados e a jogar praticamente toda a prova em casa, no seu concelho ou em concelhos do seu distrito de Setúbal. Sentimos que a diferença para as equipas que ficaram à nossa frente esteve mais ao nível do descanso e da frescura física, do que na força de jogo ou na capacidade competitiva".

Assinalando o bom trabalho de todos os elementos da equipa que foram chamados a competir, o capitão mostrou-se "muito confiante num futuro ainda mais risonho, apesar de nesta primeira experiência [o Loulé ++] ter conseguido estar na luta até praticamente ao fim: na penúltima jornada estávamos a jogar para o topo da classificação. Perdemos aí por 2,5-1,5, a margem mínima, com grande mérito do Torrense que justificou a vitória na série e a promoção à II Divisão".

A finalizar, dirigiu-se aos adeptos, agradecendo todo o apoio manifestado e desejando que a equipa "tenha estado à altura do que dela esperavam, e que se tenham sentido bem representados pelo clube"; e à Direção do Loulé ++ os jogadores agradeceram a possibilidade que lhes foi dada de integrar a equipa e participar nesta prova nacional, manifestando a vontade de, até ao final da época, continuarem a obter bons resultados, agora nas provas distritais.

Por sua vez, Amarildo Lima, Presidente da Direção, salientando o brilhantismo do terceiro lugar alcançado pelo Loulé ++, o melhor resultado de uma equipa algarvia nos Nacionais desta época, agradeceu o apoio camarário na cedência de espaços para a realização dos jogos em casa, nas pessoas do Dr. Hugo Nunes, vereador do Desporto, e de André Filipe Gomes, Chefe da Unidade Operacional de Apoio ao Associativismo e Eventos Desportivos da CM Loulé. 

 

Por: Xadrez Loulé