Foi aprovada a candidatura «Instalação do Centro de Documentação Local de Aljustrel», apresentada pela Câmara Municipal de Aljustrel, ao Alentejo 2020, no âmbito do PEDU - Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano.

Esta intervenção, com um valor de investimento elegível de 1.178.950,39 €, cofinanciado a 70%, caracteriza-se pela reabilitação e adaptação do edifício do antigo Centro de Saúde de Aljustrel num novo espaço de cultura, de conhecimento (inventariação, classificação e investigação), de promoção e divulgação patrimonial e turística.

O edifício encontra-se devoluto, num elevado estado de degradação e a necessitar de uma intervenção urgente em matéria de reabilitação e readaptação para que possa ter uma utilização pública de âmbito cultural.

A intervenção tem como base repor o edifício principal existente, demolir os dois acrescentos feitos numa época distinta. No volume principal, orientado a sul, para a Av. 1º de Maio, onde continua a entrada principal do edifício, ficarão localizados todos os gabinetes dos técnicos e respetivos auxiliares ao nível dos recursos humanos necessários para fazerem face ao novo programa deste novo edifício, que contempla um Núcleo de Artes Gráficas e Centro de Documentação.

Está, também, prevista a minimização das barreiras arquitetónicas com a implementação de sistema mecanizado elevatório para pessoas com mobilidade reduzida e a criação de lugares de estacionamento destinados a pessoas com mobilidade condicionada. As obras preveem ainda a requalificação e arranjo paisagístico da zona envolvente ao edifício.

O Centro de Documentação integra-se num conjunto de intervenções e numa política coerente de reabilitação urbana e valorização das infraestruturas e equipamentos na ótica do interesse coletivo. A Câmara Municipal procura com estas ações passar a dispor de espaços de reconhecido impacto arquitetónico e patrimonial que reúnam condições únicas e inovadoras de fruição do património aliando a disponibilização do acervo do núcleo e centro de documentação com a utilização das novas tecnologias como elemento diferenciador e potenciador da investigação e do conhecimento.

 

Por: CM Aljustrel