A Embaixadora Finlandesa, Tarja Laitiainen, ofereceu e plantou no Bairro de S.Roque em Monchique, uma Magnólia (tema das comemorações do dia da árvore) em conjunto com o Presidente da Câmara Municipal, Dr. Rui André, evento em que participaram dezenas de cidadãos finlandeses residentes na região ou concelhos limítrofes.

A intenção da Embaixada finlandesa foi a promoção de uma ação simbólica, solidária e afetiva, dadas as boas relações e a importância do Algarve, e em particular Monchique para os finlandeses, depois dos incêndios que afetaram o Algarve e Monchique em setembro de 2016, integrando esta iniciativa nas comemorações do Centenário da Independência da Finlândia.

Para a Embaixada Finlandesa: “ O “centenário” é a oportunidade perfeita para uma festa grande e maravilhosa, essa também é uma ocasião para contemplação e compreensão. A marca de 100 anos oferece uma oportunidade para que as pessoas olhem para trás e entendam como a nação surgiu, além de olhar para o futuro e ver o que a Finlândia ainda pode se tornar.”

Relembramos que de 1809 até à independência, apesar de fazer parte do Império Russo, a Finlândia formou um «granducado» autônomo. Este foi o grande pilar possibilitador das bases sociais e administrativas que permitiram aos finlandeses romper com a Rússia em 1917. Antes de 1809, a área que é agora a Finlândia estava sob o domínio sueco desde pelo menos o século XIII.

A presença de cidadãos finlandeses no concelho de Monchique, as relações entre os dois Países, e o conhecimento do “outro Algarve”, o de Monchique, foram os temas das conversas existentes entre Rui André e a senhora Embaixadora da Finlândia.

 

Por: CM Monchique